EDUCAÇÃO!!!

15 dezembro 2009

TRABALHO ESPECIALIZAÇÃO CAED

PROJETO INTERDISCIPLINAR


PROJETO: PROTAGONISMO JUVENIL


OBJETIVO GERAL: DESPERTAR O SENSO CRÍTICO NOS JOVENS ESTUDANTES.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* FAZER COM QUE OS JOVENS DESPERTEM O SENSO CRÍTICO E PERCEBAM A IMPOIRTÂNCIA DELES PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E COM MAIS OPORTUNIDADE A TODOS;
* DESPERTÁ-LOS  PARA UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL MAIS ATIVA: FAZER COM SAIAM DO COMODISMO E SEJAM MAIS LIGADOS EM CAMPANHAS COMUNITÁRIAS - SEJAM ELAS POLÍTICAS, RELIGIOSAS, CULTURAIS, ETC.
* FAZER COM QUE OS JOVENS ESTUDANTES PERCEBAM O CAMINHO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA  MOSTRAM-LHES;
* SABER CONVIVER COM DIFERENTES CULTURAS, DE ÉPOCAS DISTINTAS E ENTENDER A CULTURA DOS PAIS, ETC.
* FAZER COM NOSSOS JOVENS CONSCIENTIZEM-SE E SE PERCEBAM COMO UM SER AGENTE E REPASSE ESSA IDEIA AOS AMIGOS E NÃO APENAS RECEBAM AS IDEIAS DOS AMIGOS.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS; CIÊNCIAS HUMANS E CIÊNCIAS NATURAIS.
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS; HISTÓRIA; ARTES; SOCIOLOGIA; FILOSOFIA; GEOGRAFIA.
PORTUGUÊS:
1 – LITERATURA – LEITURA E ANÁLISE DE CRÔNICAS, CONTOS, POESIAS E MÚSICAS DE DIFERENTES ÉPOCAS REFERENTES AO TEMA;
2 – PRODUÇÃO TEXTUAL – PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO, POESIAS, CARTAZES, CONTOS ENFATIZANDO O TEMA;
3 – GRAMÁTICA – ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM DOS TEXTOS – ORAIS E ESCRITOS – PRODUZIDOS PARA A MODALIDADE PADRÃO DA LÍNGUA.
ARTES
TRABALHO COM TEATRO; PITURAS, MÚSICAS, POESIAS, DANÇAS DE RUA.

HISTÓRIA-GEOGRAFIA- SOCIOLOGIA-FILOSOFIA:
ESTUDAR OS DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS, A SITUAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DE CADA MOMENTO, OS FATORES CULTURAIS DE CADA  REGIÃO, CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO, NATALIDADE, MORTALIDADE INFANTIL, ESPECTATIVA DE VIDA DE DIFERENTES ÉPOCAS E OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA TAIS SITUAÇÕES,  ETC.
MATEMÁTICA
 ANALISAR A ECONOMIA DE DIFERENTES DÉCADAS – PERCENTUAL, TABELAS, GRÁFICOS – PIB, RENDA FAMILIAR, VALOR DE COMPRA DO SALÁRIO MÍMINO, ETC.

DURAÇÃO – 30 DIAS
AVALIAÇÃO – PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM TODOS OS MOMENTOS.
RECURSOS: LIVROS, ENCICLOPÉDIAS, CD´s E DVD´s, CD PLAYER, DVD PLAYER, TINTAS, PINCEIS, CARTOLINAS, XEROX, COMPUTAORES, DATASHOW, INTERNET.

AUTOR: PROFESSOR: FRANCISCO DE MENEZES MOREIRA 
  

TEXTO DA CULMINÂNCIA DO PROJETO

Texto de um aluno da 3ª ´serie do Ensino Médio - Flora Teles Araquém


PAPO RETO!
Irmão vou te contar
Cara, quero viver
Lute pela vida
E sem enlouquecer!

Jovem viva a vida
Como se depois não fossem morrer,
Não morra sem lutar
Não lute sem sofrer.

Vou te dizer um papo reto
Eu não vou te enganar
Esqueça a violência
Viva a vida a lutar.

Meu amigo vou falar
Amigo vou dizer
Seja o bem do mal
Seja o sonho de querer.

A vida tem cores
Você deve aproveitar,
Ame sem fronteiras
Não desista de sonhar.

Chapa seja alegre
Sei que triste eu sou
Você deve ser feliz
Esse conselho eu te dou.

Não é possivel de ver
Que existe corrupção
Cara, o papo é reto
Fique com uma boa impreção.

Caraca  me escute
Pois agora vou terminar
Seja alegre pra valer
Lute para amar.
(Francisco Alan – 3º A ano noite)

Esse  poema foi produzido por Francisco Alan, aluno do 3º ano em 2009, só que o mesmo foi produzido quando ele estudava o 2º ano. Observe que esse texto já aborda o tema em questão. Em português pode ser trabalhado
A linguagem do poema e os interlocutores; cada verso sublinhado pode ser trabalhado a gramática e a adaptação a modalidade padrão.

TEXTOS DA CULMINÂNCIA

TEXTOS DOS ALUNOS DE 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO - FLORA TELES - ARAQUÉM 


O texto a seguir é da aluna Antônia Ruth – 3ª série – Ensino Médio – tarde 2009,  de Araquém

O DESPERTAR DA JUVENTUDE

Muitas pessoas, principalmente as mais velhas, têm em mente que o jovem de hoje é apenas um indivíduo social e politicamente alienado, apesar de essa afirmação ser muito generalizante, lamentavelmente essa é a pura realidade.
Há em nossa sociedade um estereótipo de que todos os jovens são totalmente alienados com o futuro, não sabem o que querem da vida; não respeitam os outros; e  são irresponsáveis, mas não é bem assim. Ainda há alguns que não são acomodados, que cumprem seus deveres e lutam por seus direitos como cidadãos, acreditam em si mesmos e em nosso país; têm responsabilidade social; são esclarecidos e o mais importante: têm objetivo de vida e algo em que acreditar.
No entanto, a maioria dos Jovens não têm esse perfil participativo e crítico, pelo contrário, estão tristes e desiludidos. São conformados com a situação, indiferentes às questões políticas, calam-se diante das injustiças, não têm posicionamento crítico perante os assuntos, nem de expressão. Toleram os preconceitos, supervalorizam as aparências  e as marcas (grifes); menosprezam a intelectualidade; aceitam tudo que lhes é imposto sem questionar; são individualistas, materialistas e suscetíveis às depressões e aos demais transtornos, além disso, não buscam crescer como pessoa, visto que não se reconhecem como sendo transformadores da realidade.
A maior parte da juventude vive uma condição de imaturidade autoimposta , pois se autoimpõem obstáculos que o impedem a conquista do esclarecimento e da maturidade, seja por comodismo, falta de interesse ou covardia.
O que está faltando é ressuscitar o espírito revolucionário dos jovens da década de 1960/70, que lutaram em prol da democracia no Brasil e da liberdade individual. Precisamos reconhecer e valorizar aquela Juventude que há algum tempo atrás lutou para que a liberdade de expressão fosse restabelecida e assegurada às futuras gerações. O que nós (os jovens) estamos fazendo com essa tal liberdade? O que estamos fazendo pelas gerações futuras? Pois, como já dizia uma velha música: “Nós somos o futuro da nação.” Mas afinal, o que de realmente importante estamos fazendo pela humanidade?
Na verdade, ser jovem é muito mais que usar Jeans e tomar Coca-cola. Ser jovem é ser otimista com o futuro. É preocupar-se com o meio ambiente, superar as expectativas, estar preparado para as dificuldades; não ter medo de enfrentar os desafios e de manifestar sua opinião. É também ter consciência de suas atitudes, saber respeitar e ter responsabilidade. Vencer a covardia e a preguiça, as depressões e os preconceitos. É, portanto, ser protagonista de sua Própria história.   

ESPECIALIZAÇÃO CAED

PROJETO INTERDISCIPLINAR - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO - CAED


PROJETO: PROTAGONISMO JUVENIL
OBJETIVO GERAL: DESPERTAR O SENSO CRÍTICO NOS JOVENS ESTUDANTES.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* FAZER COM QUE OS JOVENS DESPERTEM O SENSO CRÍTICO E PERCEBAM A IMPOIRTÂNCIA DELES PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E COM MAIS OPORTUNIDADE A TODOS;
* DESPERTÁ-LOS  PARA UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL MAIS ATIVA: FAZER COM SAIAM DO COMODISMO E SEJAM MAIS LIGADOS EM CAMPANHAS COMUNITÁRIAS - SEJAM ELAS POLÍTICAS, RELIGIOSAS, CULTURAIS, ETC.
* FAZER COM QUE OS JOVENS ESTUDANTES PERCEBAM O CAMINHO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA  MOSTRAM-LHES;
* SABER CONVIVER COM DIFERENTES CULTURAS, DE ÉPOCAS DISTINTAS E ENTENDER A CULTURA DOS PAIS, ETC.
* FAZER COM NOSSOS JOVENS CONSCIENTIZEM-SE E SE PERCEBAM COMO UM SER AGENTE E REPASSE ESSA IDEIA AOS AMIGOS E NÃO APENAS RECEBAM AS IDEIAS DOS AMIGOS.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS; CIÊNCIAS HUMANS E CIÊNCIAS NATURAIS.
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS; HISTÓRIA; ARTES; SOCIOLOGIA; FILOSOFIA; GEOGRAFIA.
PORTUGUÊS:
1 – LITERATURA – LEITURA E ANÁLISE DE CRÔNICAS, CONTOS, POESIAS E MÚSICAS DE DIFERENTES ÉPOCAS REFERENTES AO TEMA;
2 – PRODUÇÃO TEXTUAL – PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO, POESIAS, CARTAZES, CONTOS ENFATIZANDO O TEMA;
3 – GRAMÁTICA – ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM DOS TEXTOS – ORAIS E ESCRITOS – PRODUZIDOS PARA A MODALIDADE PADRÃO DA LÍNGUA.
ARTES
TRABALHO COM TEATRO; PITURAS, MÚSICAS, POESIAS, DANÇAS DE RUA.

HISTÓRIA-GEOGRAFIA- SOCIOLOGIA-FILOSOFIA:
ESTUDAR OS DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS, A SITUAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DE CADA MOMENTO, OS FATORES CULTURAIS DE CADA  REGIÃO, CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO, NATALIDADE, MORTALIDADE INFANTIL, ESPECTATIVA DE VIDA DE DIFERENTES ÉPOCAS E OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA TAIS SITUAÇÕES,  ETC.
MATEMÁTICA
 ANALISAR A ECONOMIA DE DIFERENTES DÉCADAS – PERCENTUAL, TABELAS, GRÁFICOS – PIB, RENDA FAMILIAR, VALOR DE COMPRA DO SALÁRIO MÍMINO, ETC.

DURAÇÃO – 30 DIAS
AVALIAÇÃO – PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM TODOS OS MOMENTOS.
RECURSOS: LIVROS, ENCICLOPÉDIAS, CD´s E DVD´s, CD PLAYER, DVD PLAYER, TINTAS, PINCEIS, CARTOLINAS, XEROX, COMPUTAORES, DATASHOW, INTERNET.