EDUCAÇÃO!!!

29 janeiro 2010

ESCOLA PÚBLICA APROVA 91% A MAIS NA UFC

"Eu sou da Federal!"
Alunos da rede de ensino público de Fortaleza comemoram a conquista de vagas no vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram 149 aprovados - quase o dobro dos 78 registrados no ano passado
(o povo, 29 de Janeiro de 2010)

26 janeiro 2010

A Triste Partida (Patativa de Assaré)



  "Setembro passou. Outubro e Novembro. Já tamo em Dezembro. Meu Deus, que é de nós. Assim fala o pobre. Do seco Nordeste. Com medo da peste. Da fome feroz Ai, ai, ai, ai.
A treze do mês. Ele fez experiência. Perdeu sua crença. Nas pedras de sal. Mas noutra esperança. Com gosto se agarra. Pensando na barra. Do alegre Natal. Ai, ai, ai, ai.
Rompeu-se o Natal. Porém barra não veio. O sol bem vermeio. Nasceu muito além. Meu Deus, meu Deus. Na copa da mata. Buzina a cigarra. Ninguém vê a barra. Pois a barra não tem. Ai, ai, ai, ai.
Sem chuva na terra. Descamba Janeiro, depois fevereiro. E o mesmo verão. Meu Deus, meu Deus. Entonce o nortista. Pensando consigo. Diz: 'isso é castigo, não chove mais não'. Ai, ai, ai, ai.
Apela pra Março. Que é o mês preferido. Do santo querido. Senhor São José. Meu Deus, meu Deus. Mas nada de chuva. Tá tudo sem jeito. Lhe foge do peito. O resto da fé. Ai, ai, ai, ai.  (...)"

Escrito por coreausiara às 20h21 

do blog coreausiara

CEARENSES COM OBAMA
   O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de tanto ouvir falar dos CEARENSES, decidiu convidar um grupo deles para visitar os Estados Unidos.

  Para mostrar o quanto desejava conhecer os CEARENSES, ele mandou o seu próprio avião apanhá-los em Fortaleza e, ainda, preparar uma grande recepção no hangar presidencial, onde foi instalado um palanque, com banda e cartazes de boas-vindas.

  Quando o avião chegou, a banda começou a tocar, os coros a cantar, abriu-se a porta do avião, mas os convidados... não desceram.

  O presidente, sem entender o motivo da demora, mandou seu secretário averiguar.

  O secretário foi ao avião e regressou dizendo ao presidente: “Senhor, os CEARENSES não querem descer porque estão com medo do Wel”.

  O presidente, mais confuso ainda, perguntou ao Secretário: “Mas, quem é Wel”?

  Para saber quem era, o Secretário regressou ao avião e disse aos CEARENSES: “O Presidente quer saber quem é Wel”?

  E o porta-voz do grupo responde:

  – Nós também não sabemos. Mas, naquele cartaz tá escrito: WELCOME CEARENSES..."

17 janeiro 2010

NOVOS GRADUADOS DO DISTRITO DE ARAQUÉM - 2009.2


FORMADOS NO DIA 15 DE JANEIRO DE 2010
Maria das Dores de Menezes Moreira (Letras) - Antonio Marcos Souza da Costa (Química)
Aprígio Teles - José Maria Menezes (Ciencias da Computação)

DISTRITO DE ARAQUÉM TM MAIS 4 GRADUADOS




Os Tempos são outros
Que estamos vivendo uma nova era disso ninguém tem duvidas. Foi – se a época em que para formar um filho era preciso ser um grande comerciante ou fazendeiro. Neste mês de Janeiro, quatro agricultores sentiram uma grande felicidade, assistiram a formatura de seus filhos em Sobral – (UVA).
Isso só mostra que com educação é que se constrói uma sociedade melhor. Com um pouco de investimento que houve na educação nos últimos anos  já podemos perceber  alguma diferença. É verdade que muito precisa ser feito, para tenhamos frutos ainda melhores.
 Que isso sirva de exemplo para as autoridades locais, que buscam melhorar ainda meias a educação.
Para os pais de toda nossa comunidade: que incentive mais seu filho, buscando participar mais ativamente da educação dos filhos, que se preocupem em mandar para a escola para aprender e não apenas preocupado em perder a Bolsa Família. Os pais devem ter em mente que no futuro esses meninos lhe darão, não bolsas, mas malas de sucesso, de felicidade.
Para muitos alunos que pensam em desistir nas primeiras dificuldades da vida escolar. Esses quatro meninos que se formaram no dia 15 de Janeiro de 2010, em Sobral, passaram por várias dificuldades: Financeira, falta de estrutura nas escolas onde estudaram. Muitos deles estudaram em pátios de escola pública no Ensino Fundamental. Em Escola improvisada em casa, no Ensino Médio. Na faculdade, já passaram por dificuldades de transporte escolar, tendo que andar 20 Km em “Pau de Arara” pagando do seu pouco dinheiro por esse transporte. Nem por isso desistiram. Pelo contrário, encontram forças para continuar estudando  e, e o melhor,  se desancando em sua turmas, como o Antonio Marcos, que ficou em primeiro lugar do curso de Química da UVA, recebendo uma bolsa de 100%  para fazer Pós- Graduação; A Aluna Maria das Dores, Além de trabalhar 200h/a em sala de aula, ficou com o segundo lugar do curso de Letras da Uva, recendo uma bolsa de 50%.  E todos se destacaram, pois muitos já usufruem de seu conhecimento na sua vida profissional.
É preciso que todos olhem com mais cuidado para a educação, que os investimentos aumentem e não seja desviados de seu destino. Pois uma sociedade melhor só se constrói com um povo bem educado. E quando a comunidade melhora, a melhora é para todos e não apenas para aqueles que estão ascendendo.
Francisco de Menezes Moreira
Professor Flora teles e Santo Antonio.

14 janeiro 2010