EDUCAÇÃO!!!

27 fevereiro 2010

UFC decide pela adesão ao Enem

UFC decide pela adesão ao Enem

A coletiva ocorreu na Casa José de Alencar, nesta sexta-feira, 26
Atualizado às 15h52min
26 Fev 2010 - 09h53min
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, anunciou, na tarde desta sexta-feira, 26, em coletiva na Casa José de Alencar, que a UFC aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo único de seleção no vestibular da universidade.

Na manhã desta sexta-feira, a reunião que definiria a adesão ao Enem foi suspensa, por conta de tumulto gerado na sala do Conselho Universitário da UFC.

Centenas de estudantes do Ensino Médio e de representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFC ocuparam o local e fizeram protestos contra a adoção do novo critério de seleção.

Com palavras de ordem, tambores e apitos, os estudantes alegaram que a escolha não é democrática e que irá prejudicar os estudantes que devem fazer vestibular nos próximos anos.


Redação O POVO Online, 27 de fevereiro de 2010.


25 fevereiro 2010

Atual Coordenação de Araquém

EM PROL DA QUALIDADE DO ENSINO DE ARAQUÉM

É muito triste saber que muitos educadores convivem na escola numa disputa em prol do sucesso pessoal. Fiquei triste quando alguns colegas vieram me dizer que há ruores de que a nossa atual coordenadora, Professora Joziane, está perdida na sua função. Muito pelo contrário, vjo-a muito atuante. Não estou criticando a atuação dos gestores passados, mas dizer que a atual está perdida é pura "intriga da oposição". É normal você encontrar dificuldades em todo início de ano letivo, em qualquer função, imagine como coordenador de uma anexo do tamanho do de Araquém. É interessante, também ,pensar que assim como a gestão anterior haverão Pontos positivos e negativos.
Creio que a Joziane realizará um excelente trabalho em prol da nossa escola, porque ela é compromissada, competente e caopacitada, Não vejo estas duas últimas como sinônimas). Outra ela passou em concurso público para tal cargo e está se especializando em Gestao Escolar. acrdito também que nós professores da escola devemos contribuir bastante para que as coisas deem certo, não podemos, em hipótese alguma jogar tudo a cargo do coordenador.
Chiquinho.  

PREVISÃO DE SECA VERDE NO CARIRI

POUCAS CHUVAS
Sindicalista aponta seca verde no Cariri

Crato. Voltou a chover no Cariri, uma chuva irregular que variou de 10 a 70 milímetros. Apesar da terra molhada e do pasto verde, os agricultores estão perdendo a esperança de um bom inverno. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, José Ildo, afirma que a perda nas plantações de arroz, milho e feijão gira em torno de 30%. Os pequenos açudes estão com o mesmo volume d´água do ano passado. "Está se caracterizando uma ´seca verde´", antevê o sindicalista.
 ...
As chuvas são esparsas e irregulares. Ontem, por exemplo, foram registrados 9mm de precipitações na sede de Brejo Santo. No Distrito de Esperança, a 8km, a chuva foi de 70mm. Estas informações confirmam as previsões da Funceme, que anunciou um inverno abaixo da média com chuvas esparsas que variam de intensidade de um município para o outro.
REGIONAL, DIÁRIO DO NORDESTE, 25/02/2010

22 fevereiro 2010

ARAQUÉM

AUTOR:Antônio francisco Menezes de Albuquerque(Kiko Menezes)



Araquém é terra

De um povo humilde e trabalhador

E todos tem bom respeito ,

Alegria e muito Amor.





Ó meu Araquém,

Terra boa pra se morar

Que não traz nenhum mal a ninguém

Mas que belo Lugar.


Terra invejada por muita gente

Por ser tranqüilo e sem violência

As vezes também temos cabeça “quente”

Mas lutamos sempre pela sobrevivência.


Claro que não tem só coisas boas,

Nas ruas, Animais e poluição

Mas isso também não é a toa

Vamos agora fazer nossa contribuição.


Não podemos mais esperar pelas forças públicas

Temos agora que fazer nossa parte

Araquém é lugar de coisas únicas

Temos que demonstrar nossa arte.


Nunca mais vou esquecer de ti

Pois aqui é meu lugar

Tenho orgulho de ter nascido aqui

E aqui pra sempre vou estar!


Eu acredito

E todos têm que acreditar,

Unidos temos que trabalhar

Para que esse Araquém possa ainda mais melhora!

Kiko Menezes - 2° ano tarde

21 fevereiro 2010

EX-ALUNO DA ESCOLA SANTO ANTONIO DE ARAQUEM


Coreaú

Coreaú é uma cidade
Que tem muitos habitantes
Uns capacitados
E outros ignorantes

Coreaú precisa
De uma grande transformação
De pessoas de coragem
Para mudar a nação
E aumentar em coreaú
O número de cidadãos.

Sei que Coreaú
Ainda pode melhorar
Mas para que isso aconteça
Precisamos ajudar
Nos projetos sociais
Que sempre surgirá.

Pretendo ajudar
A melhorar minha cidade
Transformar os vagabundos
Em cidadãos de verdade
Para tornar Coreaú
Uma boa sociedade.

(Manuel Teles de lima, 9° ano B tarde – 2009)

ACOMPANHE O ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE ARAQUEM

 

 

19 fevereiro 2010

ESTÁ COM DÚVIDA NA ESCOLHA DA SUAPROFISSÃO?

Escolha da profissão: como pais e professores podem ajudar?

Por Içami Tiba
Está cada vez mais difícil para os jovens fazerem a escolha da futura profissão. São várias as dificuldades a serem superadas:


  • É muito precoce a idade em que têm que optar pela faculdade a cursar;

  • existência de muitas profissões que estão nascendo e muitas morrendo pela obsolescência; 

  • profissões que estão deixando de ser boas pela saturação do mercado;

  • profissões que ainda não existem;

  • sem preferência nítida do que fazer, pois gostou de tudo - ou nada - do que estudou até o final do colegial; 

  • abandono da faculdade por não suportar cursar as cadeiras básicas - "não agüento estudar o que não tem nada a ver";

  • frequentar a faculdade para realizar o sonho dos pais para depois "realizar seu próprio sonho";

  • universitários que ainda funcionam como colegiais; 

  • usufruir dos status de universitário - liberdade, independência, noitadas etc. - mas não os compromissos acadêmicos - estudar sem ser cobrado por ninguém, organizar sua própria vida etc.; 

  • preferir um emprego qualquer e ganhar rapidamente o seu dinheiro para não ter que prestar contas aos pais; 

  • perda de esperança de conseguir um bom emprego assim que se formar; e tantas mais que os que as vive tem suas próprias justificativas.


  • Minha experiência clínica mostra que nesta década aumentou o número de formados em cursos superiores que trabalham em áreas que não estudaram, e aumentou também o número de filhos trabalhando com os próprios pais.

    Vou destacar uma atitude educacional que passa despercebida pela maioria dos pais e educadores nestas escolhas profissionais. É a educação do "você tem que fazer o que gosta"; ou "se faz o que gosta, você nem percebe que está trabalhando"; ou "gosto tanto do que faço, que isto para mim não é trabalho, é prazer"; ou ainda: "para que tirar férias se me realizo e sou feliz no trabalho?"; e, finalmente: "prefiro sair para trabalhar, porque ficar em casa sem ter o que fazer me deixa de mau humor".

    Com estas atitudes, os pais podem criar filhos hedonistas - têm o prazer como bem supremo. No entanto, não existe o trem da alegria, onde tudo é só festa. Neste trem tem gente trabalhando, alguém pagando a conta... Trabalhando nem sempre por gostar, mas porque necessita do dinheiro que aquele trabalho gera. Seu bem estar e quiçá dos seus filhos é pago com este dinheiro. Muita gente se divertindo, curtindo a festa, mas quem paga a conta? Hoje é comum ouvirmos o provedor dizer em um conformismo bem humorado "alguém tem que trabalhar nesta família"...

    Ou seja, até chegar ao prazer, muito trabalho foi realizado, mesmo sem gostar. Estudar as matérias importantes, gostando ou não, sob o risco de ser reprovado. Treinar com afinco para chegar às melhores marcas pessoais. Disciplina sobre o talento para se atingir o sucesso. Preparar a festa e pôr a casa em ordem depois. Muito empenho e noites sem dormir para vencer acirradas concorrências.

    Conquistar um título pode ser uma meta de alguém, mas o difícil é manter este título para se ter o prazer de ser reconhecido como detentor do sucesso. Manter dar muito mais trabalho que conquistar. Muitos conquistam. Poucos mantêm. Para manter enfrenta-se um clima muito perverso, nada prazeroso que é a obrigação de ter que ser o melhor.

    Para uma boa escolha profissional é preciso uma boa base de preparo para o sucesso, que pode não ser prazeroso, mesmo gostando da atividade. Se o estudante for guiado somente pelo prazer, jamais chegará ao ponto de desfrutar os resultados de suas conquistas, pois as abandonará na primeira obrigação que encontrar.

    Içami Tiba

    Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Família de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 25 livros.
    FONTE:(http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/ult6425u36.jhtm)

    16 fevereiro 2010

    ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

    Vinho tinto e chocolate amargo são poderosos anticancerígenos

    O vinho tinto e o chocolate amargo são remédios poderosos contra o câncer, segundo estudo apresentado por especialistas em uma conferência na California (oeste).

    "Estamos classificando os alimentos segundo suas qualidades como anticancerígenos", disse William Li, titular da Fundação Angiogenesis, sediada em Massachusetts (nordeste). "O que comemos é realmente nossa quimioterapia três vezes por dia", acrescentou.

    Os pesquisadores compararam alguns alimentos com medicamentos utilizadas em tratamentos contra o câncer e descobriram que a soja, a salsa, as uvas tintas, morangos, framboesas e outros alimentos são tão ou mais potentes para combater um tumor.

    Consumidos juntos, esses alimentos resultaram ainda mais poderosos no combate às células cancerosas, segundo o estudo. "Descobrimos que a Mãe Natureza criou uma grande quantidade de alimentos com propriedades antiangiogênicas", enfatizou Li, referindo-se à capacidade destes alimentos de reduzir a multiplicação de células malignas.
    CORREIO BRAZILIENSE -  France Presse
    Publicação: 12/02/2010 09:48

    12 fevereiro 2010

    É Carnaval

     
    Diário do Nordeste, 12/02/2010

    11 fevereiro 2010

    DO BLOG COREAUSIARA

    "BIG BROTHER BRASIL
        Autor: Antonio Barreto *
        * Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,
        residente em Salvador.

     Curtir
    o Pedro Bial
     E sentir tanta alegria
     É sinal de que você
     O mau-gosto aprecia
     Dá valor ao que é banal
     É preguiçoso mental
     E adora baixaria.

     Há muito tempo não vejo
     Um programa tão ‘fuleiro’
     Produzido pela Globo
     Visando Ibope e dinheiro
     Que além de alienar
     Vai por certo atrofiar
     A mente do brasileiro.

     Me refiro ao brasileiro
     Que está em formação
     E precisa evoluir
     Através da Educação
     Mas se torna um refém
     Iletrado, ‘zé-ninguém’
     Um escravo da ilusão.

     Em frente à televisão
     Lá está toda a família
     Longe da realidade
     Onde a bobagem fervilha
     Não sabendo essa gente
     Desprovida e inocente
     Desta enorme ‘armadilha’.



     Cuidado, Pedro Bial
     Chega de esculhambação
     Respeite o trabalhador
     Dessa sofrida Nação
     Deixe de chamar de heróis
     Essas girls e esses boys
     Que têm cara de bundão.

     O seu pai e a sua mãe,
     Querido Pedro Bial,
     São verdadeiros heróis
     E merecem nosso aval
     Pois tiveram que lutar
     Pra manter e te educar
     Com esforço especial.

     Muitos já se sentem mal
     Com seu discurso vazio.
     Pessoas inteligentes
     Se enchem de calafrio
     Porque quando você fala
     A sua palavra é bala
     A ferir o nosso brio.

     Um país como Brasil
     Carente de educação
     Precisa de gente grande
     Para dar boa lição
     Mas você na rede Globo
     Faz esse papel de bobo
     Enganando a Nação.  (...)"


    Escrito por coreausiara às 15h19 [ (0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [ ]

    09 fevereiro 2010

    do blog coreausiara

    ESCOLA DO ARAQUÉM - A escola de Ensino Médio do Araquém sai do chão e isso é muito bom! Os jovens de lá devem estar esperançosos! Que nela possam estudar e crescer como gente e como cidadãos. Vamos torcer para que isso ocorra!
    Escrito por coreausiara às 22h44

    FLORA TELES TEM UM NOVO NÚCLEO GESTOR

    Em 2010, a Escola Flora de Queiroz Teles começa com sangue novo na Direção: 
    DIRETORA GERAL: Professora Daniela Tabosa; A mesma nomeou para:
    COORDENADORA PEDAGÓGICA DA SEDE: Professora Anatália;
    COORDENADORA PEDAGÓGICA  EXTENSÃO DE ARAQUÉM: Professora Joziane;
    COORDENADORA PEDAGÓGICA  EXTENSÃO DE AROEIRAS: Professora Fátima.
    Nós que fazemos parte dessa Escola desejamos a todos muito sucesso, que possam realmente exercer suas funções em prol da melhoria do ensino da Escola Sede e Extensçoes.
    Por: Prof. Chiquinho

    Opine aqui também


    O site Araquém.com lançou semana passada (29/01) uma enquete que tratava sobre a nomeação da Escola Estadual de Araquém, que por lei estadual passou a ser chamada Maria Menezes Cristino. A enquete perguntou ao internauta qual a opinião do mesmo sobre o assunto e tinha três opções de resposta: Bom, escolha justa; Tanto faz, o que importa é a construção da escola; e Não gostei, deveria ser homenageado alguma pessoa histórica de Araquém. Durante 5 dias que a enquete ficou no site obteve 252 opiniões: 66,7% disseram que não gostaram, 23,8% disseram que foi boa a escolha do nome, e por último 9,5% disseram que tanto faz.
    E você, qual a sua opinião?

    08 fevereiro 2010

    OBSERVE ATENTAMENTE A FIGURA

    É UMA QUESTÃO DE COMO VOCÊ VÊ AS COISAS.

    Cuidado com avanço tecnológico...

    ...senão...

    VEJA COMO ESTÁ A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE ARAQUÉM

    FOTO DO DIA 08/02/2010, POR fmenezesmoreira@bol.com.br

    VEJA COMO ESTÁ A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE ARAQUÉM

    ACOMPANHE A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE ARAQUÉM - FOTO DO DIA 08/02/2010
    POR fmenezesmoreira@bol.com.br