EDUCAÇÃO!!!

28 abril 2011

CHARGE

REDUÇÃO DA CARGA-HORÁRIA DOS PROFESSORES

STF rejeita ação que contestava jornada de professores
Lei estabelece 1/3 da jornada de trabalho fora da sala de aula.
Decisão vale apenas para estados que contestaram norma.
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente nesta quarta-feira (27) ação contra o artigo da lei do piso salarial dos professores que estabelece um terço da jornada de trabalho de 40 horas fora da sala de aula, em atividades de planejamento. Na prática, a decisão mantém a norma que reduz o tempo dos professores dentro de sala de aula.
Por causa de um empate no julgamento, a decisão só vale para os estados que questionaram a lei na Justiça: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina Mato Grosso do Sul e Ceará.
Estados que não participaram do processo julgado e que se sentirem lesados pela decisão ainda podem questionar o artigo da lei que determina a reserva de horas da jornada de trabalho do professor para atividades extraclasse.
 

27 abril 2011

CALÇA DE PEGAR MARRECA

Quando eu era criança, se uma pessoa usava uma calça comprida, menor do que as pernas. Que ficava mostrando partes das canelas, os amigos logo perguntavam: Tu "vai pegar" marreca onde?
Hoje, isso virou moda. A maioria dos jovens e adolescentes usam essa vestimenta e se acham bonitos e na moda. E o interessante, ninguém faz mais a velha pergunta.

PUNIÇÃO É LEVADA À SALA DE AULA

Projeto de lei pretende alterar Estatuto da Criança e do Adolescente, para estabelecer responsabilidades a estudantes agressores
O Projeto de Lei 267/11, de autoria da deputada federal Cida Borghetti (PP-PR), pretende estabelecer responsabilidades, deveres e punições a estudantes agressores. Com a proposta – que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, os alunos que desrespeitarem professores ou violarem as regras de conduta das escolas onde estão matriculados poderão ser suspensos. Além disso, o caso poderá ser encaminhado ao Juizado da Infância e da Juventude. [...]

SERÁ A MESMA PETRONÍLIA?

PETRONÍLIA celebrizou-se nas décadas de 40 e 50, tornou-se conhecida pelas suas comparações. Era versada em char pessoas parecidas mesmo que estas, não apresentassem nenhuma semelhança visível. Hoje, como no passado em Coreaú, quando alguém faz uma comparação disparada, logo é chamada de “Petronília”. Ainda vive, mas não reside em Coreaú.
(PILDAS, Leonardo. História de Coreaú (1702 – 2002), 2003, p. 585.)

DESTE BLOG: Aqui em Araquém também uma Petronília, morava numa casa na rua da poeira, vizinha à casa de Aprígio Teles Mascarenhas. Ela tinha uma deficiência mental, segundo as pessoas que a conheciam dizem que ela ficou assim por causa de um “resguardo quebrado”. Essa mulher popularizou-se em Araquém por juntar tudo que via nas ruas e levar para a casa onde morava e por sua fama na confecção de bolsas e sacos de palha.
Na década de 90, ela se acidentou, quebrou o fêmur, estava sofrendo muito, por isso uma de suas filhas levou-a para morar em Fortaleza. Segundo informações, Ainda é viva, mas vive de cadeiras de rodas.

12 abril 2011

UMA FAMÍLIA PERDE SUA MORADIA

Com as chuvas de Hoje, uma família que mora no Alto Alegre, no distrito de Araquém, por pouco não passa por uma situação catastrófica. Pois uma criança estava no quarto na hora da chuva, quando as chuvas começaram a diminuir a criança sai de lá. Pouco Tempo depois, parte da casa desaba. Assustando os moradores. A perda foi apenas material. 
Que as autoridades tenham um pouco de solidariedae para com aquela família e ajude-a a resconstruir a sua humilde casa.

CHUVAS INTENSAS FAZEM RIACHOS TRANSBORDAREM

As chuvas intensas de hoje, aqui em Araquém e região fizeram todos os riachos que cortam a CE de Coreaú ao Arapá transbordarem.
Vejam como ficou a situação do riacho do Mussumirim, próximo ao Araquém, as águas passaram cerca de um metro por cima do asfalto.


Essa água que você vê, na foto, é por cima da estrada recém construída. Logo depois que as águas biaxaram, fiquei para ver o estrago, além de ter arrancado parte do meio-fio, parte do asfalto ficou fofo, como se estivesse se soltado da piçarra.
Situação semelhante no, riacho da Jandaíra, popular açude novo, depois da escola nova, Riacho próximo ao Seu Manoel Ramos, que transbordou deixando muita gente ilhada,  Rio Juazeiro, pois toda essa água vai para lá, Sem dizer que os açudes angicos e Boqueirão estão sangrando com muita água. 

08 abril 2011

PARA QUEM PENSA EM ELINIMINAR O ENSINO MÉDIO NOTURNO...


Ter, 05 de Abril de 2011 14:42

A ideia é que ele tenha menos horas de aula por dia, com a possibilidade até mesmo de explorar recursos de educação à distância no currículo

O ensino médio noturno pode durar mais tempo. Se as novas diretrizes para essa etapa da educação básica forem aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o aluno que estuda à noite poderá ficar de um semestre até um ano a mais na escola. A ideia é que ele tenha menos horas de aula por dia, com a possibilidade até mesmo de explorar recursos de educação à distância no currículo.

A proposta é uma das que compõem o documento que pretende flexibilizar o currículo do ensino médio, trazendo a escola para dentro da rotina do aluno e, assim, tornando-a atraente. Com isso, o conselho quer valorizar o projeto político-pedagógico e a identidade de cada escola.

O ensino médio é hoje a etapa mais problemática da educação brasileira. Além de boa parte dos alunos apresentar baixo desempenho escolar, o ensino médio enfrenta uma evasão crônica. Dados de 2009 mostram que 32,8% dos brasileiros entre 18 e 24 anos abandonaram os estudos antes de completar o terceiro ano.

“No caso do ensino médio noturno, sabemos que é difícil manter o aluno quatro horas por dia na escola, pois muitos chegam atrasados do trabalho e saem antes do fim da aula. Por isso, flexibilizar essa grade é importante”, afirma José Fernandes de Lima, relator das diretrizes e membro da Câmara de Educação Básica do CNE. “Isso dará ao aluno a possibilidade de concluir essa etapa em três anos e meio, quatro anos ou até mais.” Hoje, o ensino médio dura três anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

 FONTE:http://www.jornalnovotempo.com.br/educacao

SUPREMO DÁ VITÓRIA AOS EDUCADORES...(?)

Sex, 08 de Abril de 2011 08:55
O Supremo Tribunal Federal (STF) impôs nesta quarta-feira uma derrota a Estados e municípios ao confirmar a validade de uma lei de 2008 que fixou um piso salarial nacional para os professores da Educação Básica. Pela decisão do STF, o piso é o valor mínimo a ser pago à categoria. Além do piso, os professores podem receber acréscimos, o que aumentará as remunerações e, consequentemente, os gastos públicos. O piso atual é de R$ 1.187,97.
No julgamento, os ministros rejeitaram por 8 votos a 1 uma ação na qual a lei era contestada pelos governos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, RioGrande do Sul e Ceará.

FONTE: http://www.jornalnovotempo.com.br/educacao

 

GENTIL TELES HOMENAGEIA VALDECY SANTOS


VALDECY SANTOS DE ABREU

um homem a frente do seu tempo que vive intensamente
Ama tudo que faz. Um homem quase completo

Ao Professor (educador nato), violonista, cantor, poeta, escritor e empresário Valdecy Santos, a ele pode ser atribuído uma série de adjetivos positivos. Tem a literatura no “sangue”, pois descende da Família Abreu. Valdecy é casado com a professora Ivoneide de tradicional família tianguaense.

Nesta cidade “maravilhosa” já empreendeu também atividades comerciais (Barrocão, Educ e Calle Hall) além de ser um grande educador e gestor, pois se destacou em toda atividade que exerceu, sobretudo como Diretor Escolar. É autor de vários livros sobre Tianguá e hinos de municípios como Tianguá e de escolas como a que recentemente foi Diretor, o CEJA Professora Ofélia Moita (nome em homenagem a mãe do Maestro Ângelo Moita - outra pessoa de alto valor desta terra). A atual Diretora do CEJA, a Professora Joana Darc e a Coordenadora Escolar, Professora Socorro Moreira o qualificaram como sendo “um homem sábio, culto e evoluído”.

Quando cheguei à Tianguá fui trabalhar com ele (era meu Coordenador e Maria Alice de Paula Pessoa, era minha Diretora), que honra, pois conheci uma das grandes mentes da educação do Ceará e com ele aprendi muito. Com Valdecy sempre se aprende algo, pois é muito agradável, hospitaleiro, altruísta, generoso, companheiro e gentil. Certa vez me disse ele: “você é um presente que Tianguá recebeu”, ora gente, eu recém-chegado a essa terra e receber um elogio desses de alguém como Valdecy, isso sim, é que é um grande presente. Sou mais um admirador desse nobre ibiapabano.


Tianguá-CE, 06 de abril de 2011

Gentil Telles

04 abril 2011

Charge

Jornal O Povo, 04/04/2011

Professres X Violência

"Medo da Violência afasta professores da sala de aula", Capa do Jornal Diário do Nordeste de Hoje. Será se é realmente a violência que está afastando o professor da sala de aula?

Comunicado aos estudantes de Araquém

As atividades escolares da Escola Santo Antonio, Escolinha Santa Rita e Flora Teles de Araquém foram suspensas pelo dia de Hoje, 04 de Abril, em condolências aos familiares de Francisco Teles da Costa, popular Chicó Aguiar, que faleceu ontem à noite. Ele que era sogro do professor Ilcimar, pai de duas funcionárias da Escolinha Santa Rita, Tio de mais funcionárias da Escola Santo antonio e Pai do Vereador Caburé.

03 abril 2011

O ALERTA FOI FEITO

Conforme publicado neste blog e discutido nas escolas, alerta foi feito com campanha da Escocla Santo Antonio:  a dengue pode chegar em Araquém. 
E o pior é que chegou, já há um caso de dengue confirmado, neste distrito. O paciente está em tratamento e com melhoras significativas.

COREAÚ MELHORA O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO

O Coreaú ficou mais verde, não estou me referindo ao meio ambiente e sim dos resultados da avaliação do nível de alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas do município, obtidos pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, o Spaece-Alfa, em 2010, treze (13) escolas deste município alcançaram o nível desejável de alfabetização de seus alunos, sendo caracterizados pela cor verde-escuro no mapa do Estado e quatro (04) escolas alcançaram o nível suficiente, de cor verde-claro, totalizando 17 escolas, As melhores de Coreaú que estão concorrendo a Escola Nota 10 do Governo do Estado é a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz com a proficiência de 278,9 e a Escola Municipal Mirian Mota (CSU) com 236,9 ficando em uma das melhores colocação do Estado do Ceará. Em 2007, quando o Spaece-Alfa foi aplicado pela primeira vez em Coreaú, atingiu o nível intermediário (cor laranja) com a proficiência de 101, em 2008 a proficiência caiu para 93, ficando no nível de alfabetização incompleta (cor vermelha), em 2009 deu um grande salto, conseguiu o nível suficiente (cor verde claro) com a proficiência 134, os resultados de 2010 saíram dia 31 de março pela internet e o Coreaú terá uma grande chance de chegar ao ponto máximo, ou seja, no verde escuro, nível desejável. Esses são os esforços de todos que fazem a educação deste município, do apoio da Secretária de Educação Ângela Machado e do Prefeito Municipal Carlos Roner e da equipe do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que tem como objetivo garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas até os sete anos de idade.

ISTO É PIOR QUE ISSO

Pior do que saber que há corrupção
que há políticos metendo a mão
É saber que dentro das escolas
também há gestores que a fazem.

Pior do que saber que há
guardas de trânsito que recebem propina
é saber que dentro das escola
há professortes que fecham os olhos para aquilo.

Pior do que saber que no Brasil
pra tudo se dá um jeitinho
É sebar dentro da escola
Os alunos fazem de tudo pra se  dar bem,
pra passar de ano.

Pior do que ver pessoas sendo assassinadas
é também ver professores e alunos
sendo violentado dentro da escola.
É... Por isso que
ISTO É PIOR DO QUE ISSO.

Mais uma do professor João Teles

NÃO RENEGO O MEU ZÉ! - Um amigo do Araquém quer saber se não me chateia a fama de mentiroso do meu falecido primo Zé da Huga. O Zé gostava de cachaça. O Zé mentia. De vez em quando trastejava! O Zé era humano, ridículo e só usava 10% de sua cabeça animal. Se o Zé tivesse sido um mascarado, desses de recanto de igreja, eu o tinha, em vida, mandato pra... boemia...

Escrito por PROFESSOR JOÃO TELES às 18h01

01 abril 2011

ARAQUÉM DA MINHA INFÂNCIA


BELAS MANHÃS QUE OUTRORA ÍAMOS BANHAR.
DA PAREDE DO AÇUDE PULÁVAMOS
PARA QUEM MAIS LONGE FOSSE CHEGAR.
 COMO ERA GOSTOSO MERGULHAR,
PARA AS  PEDRAS AO FUNDO BUSCAR.
AI QUE SAUDADE EU TENHO
DE AMIGOS  ACOMPANHAR
PARA JUNTOS DE NOSSAS MÃES
 NOSSAS ROUPAS LAVAR.
 ESCUTO ECOS DAS REDES NAS PEDRAS BATER
E AS MULECADAS AS MARGEM DO AÇUDE A CORRER,
MUITOS SE MELAVAM DE LAMA POR PARZER
 ENQUANTO OUTRA ÁGUA ESPERAVAM
 À BEIRA DA CACIMBA PRA BEBER.
AH  SE MEU TEMPO DE CRIANÇA VOLTAR
PARA NA MANGUEIRA BUSCAR A MANGA
 PRA NOS LAMBUZAR,
E DEPOIS NO AÇUDE BANHAR.

Helton Carvalho

FOTOS, 31 DE MARÇO DE 2011 - HELTON CARVALHO

Prioridade normal A nossa terra: O Araquém.

De:
Antonio Teles 
Sou filho do ex. vereador:Raimundo cardoso de
Albuquerque(Raimundinho Nonato), sou conhecido em Araquém pelo o carinhoso apelido de Nouvim, sou irmão do Prof. Gentil Teles, fiquei muito feliz ao ver o nome do meu pai sendo lembrado como uma das pessoas que fizeram o Araquém ser o que é hoje.

DESTE BLOG. Em contato com o Nouvim, ele disse que não vem com frequencia ao Araquém por causa da sua vida profissional, mas que saudades ele sente demais da nossa terra querida.

NOTA DE GENTIL TELES


ESCLARECIMENTO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA EEEP DE TIANGUÁ

Sobre o funcionamento noturno da Escola de Educação Profissional de Tianguá, Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, recebi um comentário do colega professor Chiquinho, moderador do Blog Educaraquém sobre possíveis comentários de radialistas de Tianguá neste sentido. A referida escola (localizada vizinha e após ao Instituto Federal)no sentido Tianguá - Viçosa do Ceará, funciona em tempo integral e somente no período diurno. Não temos nenhuma atividade noturna, exceto vigilância armada, portanto, não há necessidade de iluminação na rodovia, já que nosso funcionamento é diurno e a oferta de condução( transporte escolar)satisfaz a demanda dos interessados.

Gentil Telles(Coordenador Administrativo e financeiro da Escola e Moderador do blog)