EDUCAÇÃO!!!

30 setembro 2011

AGORA, ATÉ A GLOBO

Alexandre Garcia: ‘Greve é um dos sintomas do descaso com educação

alexandre.garciaAs autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país', afirma.

Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia.

Não é só no Ceará. Na capital do país, na quinta-feira (29) não houve aula nas escolas públicas do Fundamental e Médio, porque os professores fizeram protesto diante do palácio do governo. A Universidade de Brasília (UnB) está frequentemente em greve; e o Instituto Federal, com cursos técnicos e superiores, está em greve há 45 dias.

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país. Protestos, manifestações e greves são alguns dos sintomas sérios do descaso que sofre a educação no Brasil, incluindo aí a desvalorização dos professores.

 APEOC CE

FOI PRECISO DERRAMAR SANGUE

Quando foncionários de uma empresa que trabalha na reconstrução de um determinado estádio de fuetebol fizerm  greve, a mÍDIA brasileira fez o maior alarde, só durou um dia, a reinvicação foi atendida. Banco e Correios fazem greve, novemente a maior cobertura. Professores de Minas Gerais, Ceará e outros estados brasileiros há dias estão em greve, e pouco se via ou ouviam comentários na mídia local, muito menos na nacional.
Foi preciso haver derramamento de sangue, uma guerra, fazer da Assembleia um campo de batalhas, como agora os jornais assim o denominam, para que a greve dos professores do estado do Ceará vire notícia nacional.
É ditadura?
O líder do Governo, dePuTado, do PT, há pouco esteve em Coreaú, fizeram até um banquete para ele, como vimos em alguns blogs de nossa cidade, ele, que também já esteve em uma manifestação dos professores  deste municipio, está que é um cordeirinho para o lado do governador. Ou seja, é sempre assim, mudam de lado quando atingem o que querem: VOTOS par ase eleger. 

ARAQUÉM E OURO E PRATA

ESCOLA FLORA TELES EXTENSÃO DE ARAQUÉM IMPLACA  MEDALHAS NA OLIMPIADA DE ASTRONOMIA 2011

Na XIV edição das Olimpíadas de Astronomia 2011, os alunos da escola Flora Teles Sede e extensão de Araquém, mostraram o seu potencial.

Fernando Lima de Menezes
Medalha de Ouro

 
Francisco Erick Tabosa Lima
Medalha de Prata

ESCOLA FLORA TELES IMPLACA 4 MEDALHAS NA OLIMPIADA DE ASTRONOMIA 2011

Na XIV edição das Olimpíadas de Astronomia 2011, os alunos da escola Flora Teles Sede e extensão de Araquém, mostraram o seu potencial.

Fernando Lima de Menezes
Medalha de Ouro

 
Francisco Erick Tabosa Lima
Medalha de Prata

José Jander Coutinho Marques Filho
Medalha de Bronze

Kelton de Paula Albuquerque
Medalha de Bronze

Lembrando que ainda tivemos dois alunos que fizeram a prova de pré-seleção para as olimpíadas internacionais. Estamos aguardando os resultados.

RM NO FORCO

LI NO SOBRAL DE PRIMA

A EDUCAÇÃO ALGEMADA E A IGNORÂNCIA SOLTA: QUE PAÍS É ESSE?

Docente algemado, sob acusação de ter agredido um policial.
Os três professores detidos na manhã de quinta-feira, 29, pelo Batalhão de Choque, na Assembleia Legislativa, foram liberados. O clima ainda é de tensão na Casa Legislativa. Alguns professores estão se dispersando, mas o movimento ainda é grande próximo ao plenario, que continua com o acesso bloqueado.
Durante a manhã, os professores estaduais tentaram invadir o plenário 13 de Maio, mas foram contidos pelo Batalhão de Choque. Houve confronto, quebra-quebra e alguns professores saíram feridos. Um professor machucado foi conduzido para o Instituto José Frota (IJF). Outro docente, que havia ido fazer um boletim de ocorrência, acabou detido.
(Opovoonline - Foto: Frank Costa)

PRIMEIRA PROFESSORA DE ARAQUÉM


MARIANITA – PRIMEIRA EDUCADORA DE ARAQUÉM

Um pouco de sua vida

No dia 14 de abril de 1919, nascia, em Coreaú, Marianita Cardoso de Albuquerque. Filha de Raimundo Nonato de Albuquerque e Maria do Carmo Cardoso. Marianita Ficou órfã de mãe aos 16 anos de idade. Passou toda sua infância e juventude na cidade de Coreaú. Casou-se com Elias Teles de Menezes, vindo morar em Araquém, distrito de sua Terra natal. Ao longo de sua vida, teve 17 filhos: dezesseis biológicos e um adotivo. Dos quais seis falecidos ainda quando crianças e dois há pouco tempo. Atualmente, conta-se com oito filhos, vinte e cinco netos e dezessete bisnetos. Marianita juntamente com seu esposo, assim como grande parte dos nordestinos, região brasileira constantemente castigada pelas secas e pobreza, enfrentou muitas dificuldades para criar seus filhos, que, muitas vezes, ela tinha  três filhos sem andar na mesma época.
Vida profissional
Aos 22 anos de idade, Marianita inicia sua carreira de educadora e pesquisadora social, dando aulas em sua casa e fazendo trabalhos de recenseamento em torno da região. Enfrentava muitas dificuldades para trabalhar na época. Em épocas de recenseamento, atualmente conhecido como senso do IBGE, tinha que caminhar a cavalo durante dias por toda a região fazendo os cadastros das famílias que habitavam nesta região.
Como educadora, Marianita contribuiu de forma significativa para a alfabetização de crianças na época, tornando-se a primeira professora de Araquém.
No dia 29 de Setembro de 2011, por volta das 2:20 da manhã,  com 92 anos de idade, veio a falecer, deixando muitas saudades e inspiração. plantou sementes que vieram a germinar, uma vez que alguns de seus netos herdaram com satisfação a prazerosa missão de dar continuidade a sua função: que é de transformar vidas a partir da educação.   

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO NO NOSSO

SECRETÁRIA LAMENTA AGRESSÕES


A secretária da educação do Estado e primeira dama de Sobral, Izolda Cela, considerou “lamentável” o confronto registrado, na manhã desta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa e que envolveu professores estaduais em greve e o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Izolda Cela disse que o Estado sempre esteve aberto ao diálogo e que a mensagem aprovada pela Assembleia nesta quinta-feira nada tem a ver com o principal das reivindicações da categoria. Houve reuniões com a presença, inclusive, de parlamentares. Há, segundo a secretária, um grupo de professores que não recebia o piso da forma como o Supremo definiu. O governo teria que resolver essa situação que estava irregular e envolvendo cerca de 200 docentes, o que a mensagem aprovada corrige.Ela considerou justo que os docentes se mobilizem, mas “não podemos sacrificar os alunos”. A secretária lembrou que o governador havia avisado para os professores que a negociação ocorreria, mas sem clima de greve. Ou seja, não dava para tratar de planilhas e salários sem que houvesse aula, já que os alunos estão às vésperas de provas do Enem.Sobre agressão de professores, ela disse que o fato se registrou no âmbito do Poder Legislativo e que a PM agiu para defender a integridade dos servidores da Casa e do patrimônio público. Avalia que as responsabilidades serão apuradas.(Informações do Blog do Eliomar)

QUE BONITO!!!


Cid Gomes recebe nova cônsul dos Estados Unidos no Brasil

Jornal O Povo, 30 de Setembro de 2011


DESTE BLOG.: "Enquanto isso,  os professores da rede estadual,  ele os coloca numa enorme brastemp"



APEOC


Se Cid não sancionar lei aprovada, categoria admite "refletir" sobre fim da greve, diz Apeoc

 

JORNAL O POVO, 30/09/2011

COM VIOLÊNCIA ELE CONSEGUIU O QUE QUERIA, MAS FOI PRECISO DERRAMAR SANGUE. 

AH SE TODOS OS PROFESSORES DO INTERIOR TIVESSEM  A METADE DA CORAGEM QUE MUITOS PROFESSORES DA CAPITAL TEM?

JORNAL O POVO


Assembleia vira campo de guerra entre professores e PMs

 


A greve de fome de professores não impediu que a categoria e o batalhão de choque da Polícia Militar entrassem em confronto, do lado de fora da Assembleia Legislativa

CHARGES DE HOJE



DIÁRIO DO NORDESTE

A MATÉRIA DE CAPA DO DIÁRIO DO NORDESTE DESTACA A VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR: 
"CAMPO DE GUERRA"

LI NO COREAUSIARA

PARABÉNS, CID! VOCÊ CONSEGUIU!

 
Foto: Blogue Falação

Manchetes Educacionistas - 30/9/2011

29 setembro 2011

MORRE PROFESSORA MAIS MAIS VELHA DE ARAQUÉM

Morreu Hoje, por volta da 2:20 da manhã, a professora Marianita Cardoso de Albuquerque, 92 anos de idade.

No mais,  sou suspeita para falar de minha avó.

COMUNICADO ESCOLA SANTO ANTONIO

COMUNICADO

Araquém, 29 de Setembro de 2011
O diretor deste estabelecimento de Ensino, ANTONIO MENEZES DE SAMAPIO, fazendo uso de suas atribuições e em virtude do falecimento da Senhora MARIANITA CARDOSO DE ALBUQUERUQE, professora mais velha de nosso distrito, avóe tia de vários professores e professoras desta escolaresolve suspender as atividades escolares de hoje, Quinta-Feira, dia 29 de Setembro de 2011.
Em nome da escola, deixo aqui minhas condolências aos familiares e amigo e, ao mesmo tempo, nossa eterna  gratidão pelo o legado que ela deixou em seus alunos e alunas.

ANTONIO MENEZES DE SAMPAIO
DIRETOR


























28 setembro 2011

MENOS VAGAS NO VESTIBULAR 2012.1

O que será que está acontecendo com o curso de Letras da UVA. Esta apresentou o Edital do vestibular com menos de 800 vagas e não há vagas para o curso de Letras e outros.

SÓ NO BRASIL MESMO


Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.
  A informação é do jornal argentino Pagina/12 e do próprio Globo, que, através da repórter Deborah Berlinck, chegou a fazer a Descoings a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”.
  No relato da própria repórter de O Globo que fez essa pergunta constrangedora havia a insinuação de que o prêmio estaria sendo concedido a Lula porque o grupo de países chamados  Bric’s (Brasil, Rússia, Índia e China) estuda ajudar a Europa financeiramente, no âmbito da crise econômica em que está mergulhada a região. A jornalista de O Globo não informa de onde tirou a informação. Apenas a colocou no texto. Não informou se “agrados” parecidos estariam sendo feitos aos outros Bric’s. Apenas achou e colocou na matéria que se pretende reportagem e não um texto opinativo. Só esqueceu que o Brasil estar em condição de ajudar a Europa exemplifica perfeitamente a obra de Lula.

  Segundo o relato do jornalista argentino do Pagina/12, Martín Granovsky, não ficou por aí. Perguntas ainda piores seriam feitas. Os jornalistas brasileiros perguntaram como o eminente Sciences Po, “por onde passou a nata da elite francesa, como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand”, pôde oferecer tal honraria a um político que “tolerou a corrupção” e que chamou Muamar Khadafi de “irmão”, e quiseram saber se a concessão do prêmio se inseria na política da instituição francesa de conceder oportunidades a pessoas carentes.

  Descoings se limitou a dizer que o presidente Lula mudou seu país e sua imagem no mundo. Que o Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula. E que por ele não ter estudo superior sua trajetória pareceu totalmente “em linha” com a visão do Sciences Po de que o mérito pessoal não deve vir de um diploma universitário. O diretor do Science Po ainda disse que a tal “tolerância com corrupção” é opinião, que o julgamento de Lula terá que ser feito pela história levando em conta a dimensão de sua obra (eletrificação de favelas e demais políticas sociais). Já o jornalista argentino perguntou se foi Lula quem armou Khadafi e concluiu para a missão difamadora da “imprensa” tupiniquim: “A elite brasileira está furiosa”.

  (Eduardo Guimarães)

  Indicação de texto: Eliton Meneses

27 setembro 2011

UVA LANÇA EDITAL 2012.1 COM VÁRIAS MODIFICAÇÕES

EDITAL Nº 15/2011A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, através da Comissão Executiva do
Processo Seletivo – CEPS, torna público o presente Edital, para conhecimento dos
interessados, disciplinando as condições do PROCESSO SELETIVO 2012.1, destinado ao
preenchimento das vagas dos cursos de graduação desta Universidade.

PARA VISUALIZAR O EDITAL: CLIQUE AQUI

NÃO SÓ AGORA

As manchetes destacam que a greve dos professores estão prejudicamdo a preparação de milhares a alunos e alunas para o enem. Será se somente agora que os alunos de escola pública vem sendo prejudicado??? 
É melhor as auatoridades revirem seus conceitos.

...OUÇAM ESTE HOMEM!!!


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu em Plenário nesta segunda-feira (26) a proposta (PLS 594/11) de sua autoria e do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) de destinar a rentabilidade de um fundo a ser criado com os royalties da exploração do petróleo do pré-sal para aplicar recursos em educação e ciência e tecnologia.
- Nossa proposta é que ele [o fundo com recursos do pré-sal] fique preso, concentrado, investido em letras do tesouro com rentabilidade fixa, e não possa ser utilizado em obras imediatas, e seja aplicado em educação e inovação. A rentabilidade seria concentrada na educação de base, e na inovação, em universidades. Não conforme o estado onde está o petróleo, mas conforme a população de crianças na escola que tenha cada município brasileiro - explicou o senador.
Comparando os recursos do pré-sal ao ciclo do ouro, entre os séculos 17 e 18, Cristovam disse que o Brasil não pode desperdiçar essa nova oportunidade de utilizar uma riqueza finita para torná-la infinita, ao investir em educação. Ele lembrou que os recursos gerados pela exploração do ouro não ficaram nem com o Brasil, que então era uma colônia, nem com a coroa portuguesa, tendo sido utilizados para a industrialização da Inglaterra.
- Não temos direito de errar uma segunda vez - advertiu o senador. 

FONTE: http://www.educacionista.org.br

"COBRIR UM SANTO E DESCOBRIR OUTRO"

Projeto que prevê mudanças no ensino médio, a ser implantado já em 2012, foi finalizado pelo governo de São Paulo. De acordo com o texto, as aulas das disciplinas de Português e matemática perdem espaço para outras matérias. Apesar da redução, todos os estudantes terão carga maior de física, química, filosofia e sociologia, que hoje chegam a ter apenas uma aula semanal.
Outra alteração é que estudantes do terceiro ano escolherão o currículo com uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas. A possibilidade de escolha valerá aos alunos que concluírem o ensino médio em 2014. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Portal Terra
 
DESTE BLOG.: MEU COLEGA ROMILDO GOSTOU DESSA NOTÍCIA, QUE REALMENTE É BOM AUMENTAR AS HORAS - AULAS DE ALGUMAS DISCIPLIMAS, MAS FICO TRISTE EM SABER QUE O PORTUGUÊS PERDEU AULAS. 
AQUI PRA NÓS JÁ TIVEMOS MUITAS PERDAS, EM 2006 TÍNHAMOS 6 HORAS DE PORTUGUÊS TARDE E NOITE, AGORA TEMOS APENAS 4 A TARDE E 3 À NOITE. 

LI NO COREAUSIARA

RUMO AO PALÁCIO!



  Amanhã tem panelaço do pessoal do Estado em greve. Os Professores se concentração na Praça da Ceart (Aldeota). 8h.

 Foto Ilustrativa: fotos.limao.com.br

NOTA DO RM NO FOCO

NOTA DO BLOGUE RM NO FOCO

  "A todos os leitores do RM no Foco, agradecemos pelos e-mails e telefonemas e a preocupação de todos. Estamos esperando a revalidação do blog por parte do Google, ou seja, todos os procedimentos que poderiam ter sido feito por parte da administração foram tomadas. Por enquanto nossos trabalhos estão sendo feitos em uma nova página no endereço http://coreauemfoco.blogspot.com/. Vamos aguardar alguns dias para que nosso sistema volta ao normal."

  Equipe RM no Foco

24 setembro 2011

SIGNIFICADO DAS LISTAS AMARELAS NO MEIO DO ASFALATO

Muitas pessoas já me perguntaram por que a lista que divide o asfalto é amarela e não é igual, ou seja, tem trechos que ela muda de formato. 
Primeiramente é preciso saber que se trata de uma sinalização, ou seja um código, aviso para os motoristas, vejamos:
LINHAS LONGITUDINAIS 
1º - Ela é amarela porque indica que é  uma mão de sentido duplo, ou seja, você tem que trafegar somente pela direita. 
2º - O que significa o formato das listas, (LINHAS LONGITUDINAIS CONTÍNUAS): Indica os lugares onde o motorista pode ou não ultrapassar. 
Quando se tem duas listas contínuas, é proibido ultrapassar quem trafega nas duas mãos; 
Quando se tem somente alguns traços, (LINHAS LONGITUDINAIS FRACCIONADAS)  pode-se ultrapassar das duas mãos;
Quando se tem linha contínua de um lado e traços do outro, só pode ultrapassar, o condutor que a linha fraccionada estiver do seu lado. 


Quem trafega pelas rodovias tem que tomar muito cuidado, prestar bastante atenção nas sinalizações horizontais e verticais, que são as placa de trânsito, e o mais importante, RESPEITÁ-LAS

ANTES E DEPOIS DA ESTRADA




ESTRADA COREAÚ ARAPÁ RECEBE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL



ANIVERSÁRIO DE NOSSO MUNICÍPIO

PARABÉNS COREAÚ 

QUE NOSSOS POLÍTICOS PENSEM MAIS EM NOSSAS CRIANÇAS, MELHORANDO A EDUCAÇÃO E A SAÚDE DESTE MUNICÍPIO, PARA QUE, DAQUI A UM SÉCULO, PELO MENOS, TENHAMOS UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. 

POR NEWTON SILVA

MANCHETES EDUCACIONAIS


Manchetes Educacionistas - 24/9/2011