EDUCAÇÃO!!!

22 maio 2012

SOBRAL GANHA MAIS UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

Ontem, Terça-Feira, 21, foi inaugurada 86ª Escola Profissionalizante do Ceará,  a Escola  Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral.


POR GENTIL TELES

COM RELAÇÃO À POSTAGEM “O BRTASIL NA

 VISÃO DE UMA HOLANDESA”

Alguns pontos citados pela Holandesa da postagem anterior são estranhos, mais algumas posturas são constatadas quando se visita algum país. As poucas vezes que sai do Brasil (Portugal, França, Holanda (2 vezes), Argentina e Paraguai), vi muitas maravilhas que nos distam “léguas”. Percebemos situações que parece vivermos em outro mundo, não dando se quer para descrever, só vivenciando. Mas o que há muito mesmo são coisas diferentes que não significam serem são boas ou ruins, certas ou erradas. Em Amsterdam me deparei com a “iguaria” (porcaria) mais nojenta do mundo, era tal ARTENGUE (é um peixe marinho) que se come cru, sem molho, sem tempero, e sem nada que engane o mau odor,  sabor ou aparência. É cru, forte odor característico, fétido e deve ser posto verticalmente na boca sem fazer cara feia, caso contrário você é ridicularizado por eles. A propósito, os Europeus  são extremamente estúpidos, mal humorados e ignoram a todos nós (latinos).
Dizem que os ricos da America do Norte (desconheço) nos discriminam, enquanto os Europeus nos ignoram (constatei parcialmente).
FONTE: TELEDUCADOR.BLOGSPOT.COM

DESTE BLOG.: Esse texto foi escrito sobre o belo texto:

O BRASIL NA VISÃO DE UMA HOLANDESA

publicado no blog teleducador. O qual li, gostei e recomendo-o para uma leitura e reflexão.  

LI NO BLOG COREAUSIARA


LIGANDO O DESCONFIÔMETRO

"Sem o objetivo defender gestão alguma, mas querer comparar os resultados de uma prova como a do SPAECE em um município com centenas de alunos e o de Fortaleza, com milhares de jovens, contraria qualquer senso de análise. Sem falar que é profundamente questionável se esse tipo de provas mede realmente alguma coisa. Qualquer calouro em Pedagogia sabe que Educação não se avalia apenas com provas - no caso, uma prova! Educação é um processo, que envolve vários atores; os Professores estão sendo bem formados e motivados? Têm um bom salário? Os alunos vivem em que condições? Quais suas relações familiares e sociais? E as escolas, têm infra-estrutrura? Ou seja, é necessário um debate bem mais amplo sobre a Educação cearense, que tem várias aberrações, entre elas o de priorizar a formação de mão-de-obra barata para o modelo empresarial vigente e não cumprir a Lei do Piso dos Professores. Para os senhores perceberem a loucura, eu sou Professor do Estado, com mestrado: pois ganho menos que um Professor que tem apenas o ensino médio ou sequer é formado. Isso tudo fruto de uma manobra feita ano passado pelo governo Cid Gomes, para não cumprir a Lei do Piso."

  (Airton de Farias) 
 DESTE BLOG.: NO TEXTO ACIMA, DO GRANDE AIRTON DE FARIAS, VOCÊ ENCONTRA UM DAS RESPOSTAS DO PORQUÊ AS ESCOLA PARTICULARES, MESMO MENOS EQUIPADAS QUE MUITAS ESCOLAS PÚBLICAS DÁ MELHORES RESULTADOS. DO PORQUE MUITAS ESCOLAS DO INTERIOR TEM MELHORES RESULTADOS DO QUE ESCOLAS MAIORES, ETC. LEIA-O E ANALISE-O. 

SANTO ANTONIO - TRABALHO NOTA 10

A Escola Santo Antonio de Araquém, merecidamente, ontem, recebeu o troféu de Escola nota 10. Resultado, como comentou o professor José Maria, de muito  esforço e dedicação de um grupo, que motivados por um objetivo maior, que é melhorar o índice de aprendizagem de nossas crianças. Cabe ressaltar que nesta escola, temos um grupo preocupado com a melhoria da educação e não em competir com outras escolas. Seria excelente se todas as escolas, não só de Coreaú, como do todo o país tivessem esta mesma meta. Fica claro que estamos preocupados com nossa comunidade, com o futuro de nossos filhos, filhas, irmãos, parentes e amigos de um modo geral. Este sim é nosso maior objetivo, e NÃO QUERER COMPETIR COM OUTRAS ESCOLAS DE NOSSO MUNICÍPIO, e teríamos ficados felizes se todas as outras escolas tivessem obtido o mesmo êxito. E Como já escrevi em outro texto deste blog, esse resultado nos deixa feliz porque é um resultado sem fazer nada fora do normal. Apenas dedicação, seriedade e compromisso com a educação.

Francisco de Menezes Moreira
Professor da EMEIF Santo Antonio e Escola Ruth Cristino

Escola Santo Antonio é nota dez


A premiação da Escola Santo Antonio como escola nota dez (SPAECE 2.º ano) é resultado da conjugação de esforços de diversos atores: alunos, família, servidores, professores e gestores. Faz parte ainda do clima de motivação que contaminou a comunidade de Araquém nos últimos anos. No entanto, é preciso reconhecer que o melhoramento significativo dos índices educacionais de nossa escola (Santo Antonio) se deve muito e, principalmente, a força, a dedicação, o empenho e a competência do diretor Professor Menezes que não tem medido esforços no sentido de mobilizar toda a comunidade escolar em prol de uma meta clara e objetiva: alavancar a qualidade do ensino e aprendizagem.
José Maria Gomes de Lima
Professor das Escolas Santo Antonio e Maria Menezes, de Araquém

TRABALHO NOTA 10

Diretor e professor da Escola Santo Antonio falam sobre as conquistas que a mesma vem obtendo

Santo Antonio, uma escola nota 10
Bastante respeitada e admirada pelos profissionais da educação por preparar significativamente seus alunos para a vida e modalidades de ensino posteriores, Ensino médio e Universitário. A tão conhecida Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antonio situada em Araquém, distrito de Coreaú, em 2011 se tornou mais respeitada em âmbito regional pelas seguintes conquistas: Soletrando e Calculando, torneios realizados pelo Município, das oito (08) modalidades participadas, cinco (05) educandos conquistaram a premiação; na OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) a Escola Santo Antonio recebeu seis (06) menções honrosas, um resultado significativo em comparação às demais escolas do Município e cidades vizinhas. 
E agora a nossa Escola recebe mais uma menção honrosa pelo trabalho educacional realizado em 2011, o título de Escola Nota 10, pelo Sistema de Avaliação externa SPAECE ALFA, do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará) que avalia o nível de conhecimento em alfabetização dos discentes do 2º ano do ensino fundamental.

Em Nome da direção da Escola Santo Antonio, o Diretor Antonio Menezes de Sampaio agradece e parabeniza a todos os funcionários da Escola, comunidade, educandos, aos coordenadores da Escola e Município e principalmente aos educadores dos discentes que se destacaram em 2011 em competições e avaliações externas.
Antonio Menezes de Sampaio
(Diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antonio)

21 maio 2012

ESCOLA NATA DEZ


O núcleo Gestor e as professoras do 2º ano de 2011 da Escola Santo Antonio de Araquém, hoje, 21 de Maio, encontram-se em Fortaleza para a solenidade de premiação da Escola nota dez. A mesma é Escola do município de Coreaú que foi premiada por tal resultado.

Atenção para os horários do Concurso Público de Tianguá

Pelo aditivo 003, a Prefeita Municipal de Tianguá modificou as datas de realização do concurso. Veja abaixo as datas e horários:

26 de maio de 2012 (sábado)   |15:00h|  - Ensino Fundamental 
27 de maio de 2012 (domingo) | 9:00h |  - Ensino Médio
27 de maio de 2012 (domingo) | 15:00 |  - Ensino Superior

Fique atento! Não perca a hora, local ou data



FONTE: ARAPAONLINE.BLOGSPOT.COM

MAIS UMA ESCOLA QUE SE ABRE

SERÁ FINALMENTE INAUGURADA A NOVA EEEP DE SOBRAL

Amanhã, após o evento referente ao SPAECE na cidade de Fortaleza,
o Governador Cid, a Secretária Izolda, o Ministro Mercadante e outros
 irão a Sobral, no início da noite com o objetivo principal de inaugurar
 a nova Escola Estadual de Educação Profissional-EEEP.
Naturalmente, a referida unidade escolar contempla os padrões
 gerais e específicos de qualidade, conforme estabelecidos pelos
 órgãos competentes e desejados pela comunidade.

Fonte de parte das informações: SEDUC

COREAUSIARA.BLOGSPOT.COM

O RESMUNGÃO

   Um colega Professor vive reclamando para
 radialistas, colunistas e blogueiros que não
 tem seu trabalho reconhecido, etc, etc,... Ora, 
Professor não é para viver se lastimando, com 
lamúrias e ladainhas eternas! Professor tem que
 produzir conhecimento, mesmo remando contra 
a maré. Sem essa de coitadinizar-se!

E QUAL É A NOVIDADE?

Professor tem pior salário entre os profissionais com nível superior


O salário dos professores da educação básica no Brasil registrou, na década passada, ganhos acima da média dos demais profissionais com nível superior, fazendo encurtar a distância entre esses dois grupos. Esse avanço, no entanto, foi insuficiente para mudar um quadro de trágicas consequências para a qualidade do ensino: o magistério segue sendo a carreira de pior remuneração no país.

Tabulações feitas pelo O Globo nos microdados do Censo do IBGE mostram que a renda média de um professor do ensino fundamental equivalia, em 2000, a 49% do que ganhavam os demais trabalhadores também com nível superior. Dez anos depois, esta relação aumentou para 59%. Entre professores do ensino médio, a variação foi de 60% para 72%.
[...]
Fonte:  O Globo

ESCOLAS PRIVADAS SÃO MENOS EQUIPADAS QUE PÚBLICAS

As informações recolhidas pelo Ministério da Educação junto às 153 mil escolas de educação básica do País quebram um mito: o de que pagar uma mensalidade é garantia de acesso à melhor infraestrutura escolar.
Os dados do Censo Escolar 2011 mostram que a rede privada, proporcionalmente, está menos equipada com laboratórios de informática e internet, possui tão poucas quadras de esporte quanto a rede municipal e oferece o mesmo tanto de bibliotecas e laboratórios de ciências que a rede estadual.
De cada 10 colégios particulares, seis possuem laboratório de informática. Comparando com as escolas municipais urbanas, o número sobre para sete. Na rede estadual, 89% dos colégios oferecem acesso a computadores e, na federal, 95% deles.
No quesito internet, apesar dos números próximos, há menos colégios privados (84,5%) com acesso à banda larga do que públicos. Na rede federal, o acesso chega a 90,6% das escolas. Entre os colégios estaduais, 89,7% das escolas têm banda larga, e, na rede municipal, 86,1%.
A análise foi feita pelo pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Thiago Alves a partir dos microdados do Censo Escolar 2011, liberados há pouco mais de um mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Fonte: iG

DESTE BLOG.: E POR QUE AS PARTICULARES MOSTRAM MELHORES RESULTADOS? Ô perguntinha fácil de responder, não é?

20 maio 2012

ESCALA SANTO ANTONIO NOTA 10 - SPAECE - ALFA


Escola Santo Antônio de Araquém conquista Nota 10

 no SPAECE 2011

"E aí, A Escola Santo Antônio de Araquém arrebentou, hein? Foi a Única do
 Município de Coreaú que Conquistou NOTA 10 (SPAECE 2011). 

Parabéns ao Núcleo Gestor, aos Professores, Demais Funcionários, Pais,
 Poderes Públicos, Motoristas do Transporte Escolar, e em ESPECIAL AO
 ALUNOS .

Só lembrando que os parabéns deverão ser estendidos aos professores
da Educação Infantil. Pois, são eles que muito, acolhem as crianças e
procuram fazer um trabalho de qualidade."

Benedito Sampaio

Do Blog ARAQUEMNEWS: o Ar@quém News parabeniza a escola pelo 
grande feito e deseja que a mesma conquiste com êxito seus objetivos.

Postado Pelo Ar@quém News

DESTE BLOG.: Venho também deixar meus parabéns a todas educaras do
 Ensino de 1º e 2º anos do Ensino Infantil da Escola Santo antonio. Eu que
 estive lá com elas no primeiro semestre, tentando contribuir para que
 chegássemos a esse resultado, sei o quanto foi trabalhoso, mas ao mesmo
 pecebendo que é possível melhorar o Ensino Infantil do Brasil.
 Lembrando aos leitores, que não fizemos nada de mais, além de por 
em prática o prática o projeto PAIC e fazendo alguns ajustes e adaptando
 a nossa realidade. Também não foi feito nada fora do normal para que 
chegássemos a tal proeza. 

18 maio 2012

É do Araquém (?)

COREAÚ TAMBÉM NO JUDICIÁRIO DO AMAPÁ


Coreaú já exportou diversos tipos de gente que 
produziram também diversos tipos de exemplos, 
bons e maus, sendo que a saga de sucesso 
prevalece sobre os insucessos e procedência danosa. 
Temos pessoas destaques em postos estratégicos e 
de vanguarda nas mais diversas áreas da atividade
 humana mundo a fora.
Quem está em sumária visita a terrinha é o Dr. 
Antônio José de Menezes (o Toinho) que exerce 
a atividade de Juiz de Direto na cidade de  Macapá-AP. 
Este rapaz  tem uma história de superação e sucesso 
à luz dos seus méritos, pois saiu do 23 BC em 
Fortaleza  como Sargento do Exército para o Estado
 do Amapá, lá cursou a Faculdade de Direito, trabalhou
 no Ministério Público Federal e posteriormente foi 
aprovado em Concurso Público para Juiz de Direito
 naquele estado do extremo norte brasileiro.


17 maio 2012

A TURMA DO FACE NÃO PERDOA MESMO

POR IVAN CABRAL

O PAIC VAI VIRAR PNAIC

Como reagirão os mestres? Como serão os investimentos? As avaliações? Se for pra ser um faz de conta, nem precisava crescer tanto. Porque por aqui, no Ceará, muitas secretarias municipais já encontraram a(s) receita(s) para fazer o PAIC "dar certo" (para o governo estadual).

É meu amigo...

Apontar problemas e culpados é fácil, difícil é por a teoria na prática. Fazer o que realmente é certo, e não que é bom...(pra mim).

LI NO BLOG COREAUSIARA

FOLGA. PROS OUTROS, NÃO!

  O pessoal do Facebook vibra com a chegada das sextas-feiras. O que todo mundo faz! Mas você sabia que existe até tese acadêmica sobre escolas, que condena o Professor por só viver pensando em fim de semana, feriado e feriadão? Pois bem. Um famoso sociólogo do Ceará tripudia em cima do Professor por gostar tanto de viver de pernas pro ar e de trabalhar pouco, tendo pouco tempo para ensinar os alunos. O dito-cujo considera que isso é a principal causa do fracasso escolar dos alunos. Se o famoso acadêmico também é Professor, qual a prática dele? Irá ele trabalhar nos feriadões!?



16 maio 2012

É VERDADE

VELHINHA E ATUAL!

  "No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores 
do mundo e todos estão tristes. Na Educação, é o 
85º e ninguém reclama!"

15 maio 2012

É UMA BOA PARA A SALA DE AULA

E AS DROGAS???



IMAGEM DO FACEBOOK.COM

LI NO BLOG COREAUSIARA

OS BEM-NASCIDOS DO REINO DA BOLA!

  "O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ganhava R$ 90 mil na entidade, além de R$ 110 mil no COL.
  Não se sabe ainda se José Maria Marin manteve o mesmo salário no Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, mas sabe-se que, na CBF, ele se deu um aumento que o elevou a R$ 160 mil. Marin também criou um cargo para Marco Polo Del Nero, o de Assessor Especial, e o remunera com R$ 130 mil mensais, bem mais que os R$ 70 mil do Diretor de Seleções, Andrés Sanchez, que faz o que pode para não perder o emprego. Aliás, a dupla Marin/Nero acaba de elogiar a dupla Andrés Sanchez/Mano Menezes no sítio da CBF. O mesmo havia sido feito com o então supervisor da seleção feminina, Paulo Dutra,  há  quase 20 anos no cargo, mas que, dez dias depois dos elogios, foi sumariamente demitido por Marin, assim como seu subalterno, Célio Belmiro."
  (BLOGUE DO JUCA KFOURI) 
  DO BLOGUE COREAUSIARA: Enquanto isso, aqui em baixo, onde a vida é normal e a dor é acompanhada de sua habitual gemedeira, tem gente se rasgando e até se matando por futebol!


POR IVAN CABRAL

NOTÍCIAS DO SITE DO GOVERNO DE CEARÁ

INGENUIDADE TECNOLÓGICA

MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Manchetes Educacionistas - 15/5/12

A Questão do lixo na sociedade de consumo

        É incrível com em pleno terceiro milênio ainda existam pessoas que não demonstram qualquer respeito pelo meio ambiente. Jogar embalagens de produtos nas ruas, em rios e córregos é mais que mera falta de consciência ambiental. É crime contra o planeta e seu, já ameaçado, equilíbrio natural.
         O intenso processo de industrialização e de urbanização que nosso mundo vivenciou nos últimos tempos , transformou completamente a nossa concepção de ideias e práticas. As filosofias capitalistas, somadas a uma grande força de consumo, advinda da população culminou em um intenso processo de geração de lixo. O resultado das produções fabris começavam a se acumular em lixões, nas ruas, rios e até mesmo no oceano.
        Esse acúmulo de resíduos com o decorrer dos anos danificaram consideravelmente a linha tênue que sustenta o equilíbrio da natureza. A grande persistência nesse modo de vida bruto é uma das principais causas dos sintomas do aquecimento global que já começam a ser sentidos por muitos. Enchentes, deslizamentos de terra e o aumento da proliferação de algumas doenças são algumas das consequências do mau descartamento do lixo. além das causas já mencionadas, vale lembrar que a falta de políticas públicas em prol de uma melhor maneira para a iluminação de mesmo é uma barreira que impede o avanço nessa área.
        Apesar de parecer praticamente inutilizável, existem inúmeras formas para reaproveitar o lixo. A prática de coleta seletiva aliada a um interesse na reciclagem já é um caminho. O que antes era considerado um problema, pode se transformar em móveis, ornamentos, adubo, entre outras coisas. Reinventar, reutilizar e reciclar: essas são as palavras que podem dar fim a um dos maiores transtornos da sociedade moderna.

Francisco Érick Tabosa Lima, 3º ano B - Tarde. EEM Maria Menezes Cristino. 

EXEMPLO POLITICOSO

Aquele ali por exemplo
É um político exemplar
Só pega no que é dele
Na hora que vai mijar
Rouba do cego o caneco
Rasga roupa de boneco
Pra ver menino chorar.

E vindo uma CPI
Querendo CPIzar
Estrebucha, mostra as prova
Moldada pra se provar
Se inocenta e vai-se embora...

Se for muito caipora
E der pra se livrar
Renuncia, junta os caco...
Cona nada aqui, dá nada
Dá outra candidatada
E torna a politicar.

(QUIRINO, Jessier. 2005 - Prosa Morena, pag. 88. Edições Bagaços)

05 maio 2012

Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro

No quadro negro, as imagens se movimentam com o toque das mãos. Nas tradicionais carteiras, além de cadernos e lápis, as crianças podem acessar a internet. A cena que parece ser de um filme de ficção científica está mais real do que se imagina. Essas e várias outras tecnologias já estão sendo utilizadas em escolas brasileiras.
Em Pelotas (RS), a Escola de Ensino Fundamental e Médio Mário Quintana já aderiu às lousas digitais desde junho do ano passado. Segundo a professora de língua portuguesa da escola, Thaís de Almeida Rochefort, a ferramenta permitiu que os alunos dessem “vida aos conhecimentos”. “Assuntos antes tratados de maneira menos interativa, agora fazem com que os alunos se sintam parte deles, co-autores”, explica.

li no blog teleducador - Gentil Teles

em parceria com Mistério Público, SEDUC, Aprece e outros)
 contra o Trabalho Infantil percorrerá até o próximo dia 28 as 
cidades sedes das Regionais da Educação (CREDE) 
no Ceará com objetivos de sensibilização, mobilização, 
socialização e demais ações e atitudes que contribua 
com a erradicação do trabalho infantil. Inciará pela CREDE 
20 na cidade de Brejo Santo.
Cada CREDE se encarregará de mobilizar os municípios
 de sua responsabilidade e estes os órgãos e entidades 
com o assunto relacionadas.

POR IVAN CABRAL


LI NO COREAUSIARA

POR QUÊ?

  Diante do desafio de escrever três ou quatro linhas, os alunos entram em desespero. Ondem andam os doutores do Estado, que sangram a viúva com seus salários rotundos, para resolver o problema!? Ou vão ficar só em projetos-vaselina?

Depoimentoss de quem já esteve no mundo das drogas


Ontem, A Escola de Ensino Médio de Araquém Alguns membros da Fazenda da Esperança, eles que estiveram na escola a tarde e a noite falando sobre os prejuízos de quem entra no mundo das Drogas. Foi uma ótima conversa para os alunos, pois eles ouviram histórias Reais de quem esteve lá, no fundo do poço e conseguiram sair. O Importante é que a principal mensagem que o grupo deixou é que não se deve confiar que a qualquer hora pode deixar de usar drogas. O IMPORTANTE É NÃO COMEÇAR A USAR, PORQUE DEPOIS É MIL VEZES MAIS DIFÍCIL DE SAIR. 

FOTOS CURIOSAS


MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

01 maio 2012

DIA DO TRABALHADOR

Temas: TRABALHADOR

Primeiro de maio

As mãos que conhecem a matéria e suas leis,
serão capazes de conhecer o espírito e suas potencialidades;
As mãos que afagam os elementos da natureza,
serão capazes de afagar o corpo e a alma de cada pessoa;
As mãos que reviram a terra para o plantio,
serão capazes de revirar o terreno do próprio coração,
onde sementes novas poderão germinar;
As mãos que manipulam e dão forma ao barro,
Serão capazes de manipular e dar forma aos próprios desejos;
As mãos que transformam o metal e a madeira,
serão capazes de transformar os laços interpessoais;
As mãos que tecem o linho, a lã e o algodão,
serão capazes de tecer novas relações sociais e políticas;
As mãos que modificam as coisas e as relações entre elas,
serão capazes de modificar o intercâmbio entre povos e nações;
As mãos que lavam, purificam e remendam,
serão capazes de depurar os vírus e males do corpo social;
As mãos que executam projetos e sonhos de outros,
serão capazes de forjar e executar utopias próprias;
As mãos que constroem máquinas e erguem edifícios,
serão capazes de levantar do chão uma sociedade recriada;
As mãos que rompem leis e fronteiras,
chamando os pés a percorrer inóspitos caminhos,
serão capazes de mover o motor da própria história,
na busca e construção de uma cidadania universal.
As mãos que a partir do mármore, da pedra e da madeira,
das cores e dos sons, das palavras e das imagens,
dão forma e vida às mais belas obras de arte;
serão capazes de extrair o sentido profundo da existência
a partir da matéria bruta e informe do cotidiano;
Enfim, as mãos que trabalham,
serão capazes de criar, de sonhar e de amar.


de Pe. Alfredo J. Gonçalves