EDUCAÇÃO!!!

18 dezembro 2013

LI NO BLOG COREAUSIARA

COISAS ESTRANHAS!

Você deve ter visto ou lido algo sobre Nelson Mandela e uma simpatia de momento por suas ideias. Historicamente, isso tem razões pra existir. Mandela, como líder de renome mundial teve lá seus titubeios. Poderia eu dizer aqui, nesta análise simplória, que o velho líder engoliu os sapos a ele empurrados pelos grandes países, defensores do que costumam chamar de democracia burguesa. Em assim sendo, Mandela deixou pra trás o revolucionário e passou a ser o homem sem ódio ou ressentimento, com relação a tudo o que houve contra ele, o que é muito positivo num aspecto e (noutro) muito agradável aos olhos de quem deseja que a ordem permaneça para todo o sempre. Esse comentário não tira uma vírgula do valor histórico de Mandela, para o mundo. Mas apenas repõe a perspectiva histórica, na qual ele estava inserido, no final da vida. 

 Mas este é um debate aberto!

AMBIGUIDADE


POR IVAN CABRAL 

PROIBIÇÃO DE COBRANÇA DE MATERIAL DE USO COLETIVO

Olá pais!
presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe que escolas cobrem  dos responsáveis o fornecimento de material escolar de uso coletivo, como giz, resmas de papel, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos de limpeza.
De acordo com o texto aprovado no Senado, os custos do material escolar de uso coletivo deverão ser sempre considerados no cálculo do valor das anuidades ou das semestralidades escolares.
A decisão, publicada no “Diário Oficial da União“, determina que também fica proibida a cobrança adicional, nas mensalidades, de valores para a compra desses materiais.
A lei torna ainda nulas as cláusulas dos contratos firmados entre os pais/alunos e as escolas que determine o fornecimento dos materiais coletivos –ou que insira os custos nos cálculos do valor das mensalidades.

LI NO BLOG DE GENTIL TELES

Termina hoje o prazo para que os gestores das secretarias municipais de Educação façam a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático para Jovens e Adultos (PNLD-Eja) 2013-2014. A adesão é requisito para que o município possa escolher os livros didáticos para o próximo ano.
Serão contempladas todas as séries da educação de jovens e adultos – das classes de alfabetização ao ensino médio. A adesão garante ao gestor senha específica emitida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dá acesso à escolha dos livros.
Ao fazer a adesão, o gestor deve informar: o nome do dirigente municipal que escolherá as obras didáticas, o número do CPF, da carteira de identidade, do telefone de contato e o e-mail. A informação da senha será comunicada pelo e-mail informado.(Agência Brasil).
 

PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

O Senado Federal aprovou, na noite de hoje (17), o Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei 103/2012). O PNE, que tramita há três anos no Congresso Nacional, ainda terá de voltar à Câmara dos Deputados, por ter sido modificada no Senado. A Casa aprovou o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)

Entre as mudanças, está a inclusão de mais uma meta, a 21, para ampliar a produção científica brasileira, assunto que não foi tratado em nenhum dos textos anteriores. A proposta dá ênfase à pesquisa, desenvolvimento e estímulo à inovação, com a formação de quatro doutores para cada mil habitantes.

"O plano marca avanços, novas metas, estabelece escola inclusiva para crianças com deficiência", destacou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). "Ganham a sociedade civil, o Brasil e as crianças, e sai fortalecida nossa república."

O texto começou a ser discutido em plenário na última quarta-feira (11), mas a votação foi adiada para esta terça-feira. O PNE tem 14 artigos, 21 metas e 177 estratégias que visam à erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar, com o aumento de vagas em creches e universidades públicas. O plano prevê também a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e a qualificação dos professores e demais profissionais da área. Todas as metas devem ser cumpridas nos próximos dez anos.

Um dos principais críticos ao texto é o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relator do projeto do PNE na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Das 101 mudanças contidas no relatório do senador e aprovadas pela comissão, 47 foram rejeitadas pelo autor do substitutivo. O texto apresentado por Vital do Rêgo foi pouco modificado pelo relator de plenário, Eduardo Braga.

Antes do início da votação, Alvaro Dias disse que o substitutivo do governo não garante o cumprimento das metas. "Consideramos fundamental passar para a sociedade a convicção de que o plano foi elaborado para ser executado. Da forma como pretende [o governo], estamos aqui aprovando um plano que tem o objetivo de gerar expectativa e, a meu ver, falsa expectativa."

Agência Brasil

VAMOS VIAJAR NAS FÉRIAS?


Foi pensando em um dos períodos mais aguardados do ano que nós, do Canal do Ensino, resolvemos selecionar alguns livros como sugestão de leituras nas férias. Afinal, férias é tempo de relaxar, e para isso nada melhor do que um bom livro. É sempre difícil sugerir livros, existe muitos livros bons, por isso vamos fazer uma pequena lista.
Confira a seguir a lista com 12 livros para ler durante as férias:
1º A Elite, Kiera Cass
Continuação de ‘A Seleção’, trata-se de um romance juvenil que narra uma espécie de competição na qual várias garotas disputam o coração de um príncipe, mas o universo em si pouco se assemelha aos contos de fadas. A leitura é fácil e envolvente, e o ritmo ágil dos acontecimentos é um dos pontos mais relevantes do texto.
2º A Outra Face do Desejo, Luis Eduardo Matta
O novo suspense desse prolífico autor brasileiro conta a história da publicitária Fernanda Soares de Lima, cujo marido morre em circunstâncias misteriosas. Misturando drama, amor e suspense, o livro conduz o leitor pelos labirintos da crise existencial e afetiva comum ao seres humanos.
3º Filhos do Éden: Anjos da Morte, Eduardo Spohr
Continuação da série ‘Filhos do Éden’, ‘Anjos da Morte’, do carioca Eduardo Spohr mostra as agruras que Denyel, um anjo renegado, enfrenta para executar sua missão na Terra: estudar o comportamento humano e os avanços da civilização. Misturando história, geografia e filosofia com boas doses de magia, o terceiro livro de Spohr, além de divertir e encantar, oferece uma ótima oportunidade de aprender um pouco mais sobre eventos marcantes na história humana, a exemplo da Segunda Guerra Mundial.
4º Entre a Cruz e o Arco-Íris, Marília de Camargo César
Livro-reportagem da jornalista Marília de Camargo César, o livro traça um interessante painel da relação dos cristão com a homoafetividade. A autora, que é evangélica, gastou dois anos em entrevistas e leituras acerca do assunto para construir o texto, que aborda, desde a homossexualidade no contexto da Antiguidade, até o embate que atualmente se trava entre lideranças religiosas e o ativismo LGBT. Livro importantíssimo, pois ensina que gays e cristãos podem conviver harmoniosamente, independentemente de ideologias e crenças.
5º O Chamado do Cuco, Robert Galbraith (J. K. Rowling)
Novo livro de J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, trata-se de um romance policial, originalmente escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A verdadeira autoria da obra foi revelada pelo jornal britânico ‘The Sunday Times’, alavancando as vendas do livro, publicado sem estardalhaço no início do ano. É interessante observar na obra a capacidade que a autora tem de se renovar a cada trabalho, mostrando versatilidade ao transitar por diferentes gêneros temáticos.
6º Inferno, Dan Brown
A nova aventura do professor Robert Langdon é tão surpreendentemente forte quanto os já clássicos ‘Anjos e Demônios’ e ‘O Código da Vinci’, e compensa, em certa medida, a decepção causada pelo seu antecessor, ‘O Símbolo Perdido’. Baseado em ‘A Divina Comédia’, de Dante, o romance traz o protagonista lutando contra um adversário assustador e enfrentando um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística.
7º 1889, Laurentino Gomes
O jornalista Laurentino Gomes fecha, com este livro, a trilogia iniciada com ’1808′, até hoje um dos livros mais vendidos do Brasil. Em ritmo ágil e com linguagem acessível, o autor narra os acontecimentos que levaram à Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
8º Féerica, Carolina Munhóz
Em seu terceiro livro, Carolina Munhóz nos apresenta a fada Violet Lashian, que deseja ser famosa em seu mundo, mas é desprezada pelas fadas em uma sociedade marcada pela padronização. Certamente o romance mais maduro da autora, ‘Feérica’ apresenta ao leitor os bastidores dos reality shows e do mundo da fama, com todo o seu glamour e desencanto misturados. É um livro que já renova o que Carolina vem fazendo desde o seu livro de estreia, ‘A Fada’, que é reiventar o universo das fadas, acrescentando-lhe riqueza, beleza e dimensão.
9º A Noite Maldita – Crônicas do Fim do Mundo, André Vianco
Definido pelo próprio autor como o melhor livro de sua carreira, ‘Noite Maldita’ narra uma história alucinante. Quando metade dos seres humanos adormece e desperta em seguida com uma sede incontrolável de sangue, dando início a uma guerra épica entre humanos e vampiros. Ambientado em diversas cidades do Brasil, é um livro assustador, sem deixar de ser profundamente humano e emocionante.
10º Destrua Este Diário, Keri Smith
Com o intuito de questionar convenções e a forma como lidamos com objetos a ilustradora canadense Keri Smith nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. Sem dúvida alguma, trata-se de um trabalho interessante e inovador, e que nos leva à reflexão em um mundo onde até o pensamento está se tornando algo mecanizado.
11º A Culpa é das Estrelas, John Green
Um livro de John Green sobre amor, alegria e superação. Dois adolescentes, Hazel e Augustus portadores de graves doenças se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer e para vencer esta batalha utilizam bom humor. Considerada a sua obra mais ambiciosa.
12º Eu Sou Malala
É a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. A História da Garota Que Defendeu o Direito à Educação e Foi Baleada Pelo Talibã.
Já leu algum desses livros? Compartilhe conosco quais livros vocês estão lendo no momento.  
Boas leituras e boas férias!

03 dezembro 2013

PARABÉNS AQUI TAMBÉM!!!


PARABÉNS AO PROFESSOR AGUIAR



Hoje, 3 de dezembro, o amigo professor Aguiar faz aniversário. Quero compartilhar aqui, no blog do RM no Foco, a alegria com familiares e demais amigos, por este dia especial.
Um grande ser humano.
Que Deus o abençoe sempre.
FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor



PARABÉNS AOS MEDALHISTAS NA OBMEP DE ARAQUÉM



Alunos e Alunas de Araquém que obtiveram  um bom resultado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2013:
 
ARAQUÉM - ESCOLA SANTO ANTNIO 
 João Douglas da Silva, Mariana Sousa Menezes (7º ANO), Fátima Lhais Souza Da Silva, Nairla Lima Medeiros e Karla Teles Sampaio(9º ANO). 
 
ESCOLA MARIA MENEZES CRISTINO:
  Francisco Eliel e José Elmano (2ª série - B)

ESCOLA VEREADOR RAIMUNDO CARDOSO DE ALBUQUERQUE 
 
Daiana Rodrigues de Lima (9º ANO).

PARABÉNS A TODOS!!!