EDUCAÇÃO!!!

12 março 2010

ENEM

exame do Enem no fim do ano será feito após eleições

Publicidade

da Folha Online
Hoje na Folha O Enem ao final do ano será aplicado apenas após o segundo turno das eleições presidenciais (31 de outubro). O governo federal avalia que a edição 2010 sofre mais riscos de fraudes devido ao período eleitoral, segundo reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta quinta da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).
Ministro descarta realizar prova de meio do ano do Enem
De acordo com o texto, o entendimento surgiu durante investigações do vazamento do exame em 2009 --provas foram oferecidas para órgão de imprensa em troca de dinheiro. Após ouvir membros das diversas instituições envolvidas (consórcios, gráfica e a própria União), a PF indicou ao Ministério da Educação a possibilidade de uso político de eventual fraude no exame.
Uma fonte do ministério disse que o risco foi considerado na decisão de não aplicar o exame neste meio de ano. A informações foi divulgada ontem, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após reunião com o Conselho Universitário da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Reformulado em 2009, o Enem é usado no processo de seleção em universidades federais e estaduais, para concorrer a uma bolsa no ProUni (Programa Universidade para Todos), e do SiSu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo.
Na última edição, o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame, com 4.147.527 candidatos.
No ano passado, o MEC suspendeu a prova do Enem --que deveria ocorrer entre os dias 3 e 4 de outubro--, após o conteúdo das questões vazar. A data do novo exame foi remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro. O caso é investigado pela Polícia Federal, que indiciou cinco suspeitos de envolvimento.
Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário