EDUCAÇÃO!!!

26 outubro 2010

EXEMPLO DE UMA BOA REDAÇÃO - ENEM

Uma lei punitiva não é capaz de acabar com a punição [...]

"O homem nasce livre, e por todos os lados é posto a ferros". A frase de Rousseau, um dos líderes da Revolução Francesa, expressa um dos pilares da ideologia desta [dessa] revolução - a ânsia por liberdade. Porém, após chegar ao poder, a burguesia, que acabou com formas de opressão e de repressão da sociedade feudal, instaurou um Estado que tem seus próprios meios de repressão.

Por todos os lados, o homem continua sendo "posto a ferros", e esta [essa] repressão começa já dentro de casa, na educação fornecida pela família. Em nome de "educar" os filhos, muitas vezes os pais vêm [veem] a necessidade de obrigar ou de proibir as crianças de fazerem coisas para as quais não encontram argumentos, e acabam recorrendo a medidas coercitivas - os chamados castigos, que podem ser morais ou físicos.

Embora sejam a própria sociedade e suas exigências que levam a este [esse] comportamento, hipocritamente o Estado tem um discurso contrário aos eventuais abusos cometidos pelos pais, chegando a prever em suas leis a punição para estes [esses] abusos. Na esteira da repercussão do caso Nardoni, surgiu no Brasil a polêmica proposta de lei que pode punir até mesmo palmadas que sejam dadas pelos pais em seus filhos.

Os pais ficam proibidos de punir os filhos fisicamente, e caso o façam podem ser... punidos fisicamente - com a perda de sua liberdade realizada de maneira violenta, através da prisão. Que tipo de lição pode ser tirada disto [disso]? Se é errado punir de maneira abusiva, se os pais devem conseguir outras maneiras de educar seus filhos, por que o Estado deve "educá-los" por meio da punição?

A própria proposta de uma lei como esta [Essa própria proposta de lei] revela as contradições profundas que fazem com que o problema da violência de pais contra filhos não possa ser resolvido simplesmente por uma lei. Em uma sociedade tão repressiva, que pune até mesmo a repressão com mais repressão, como um indivíduo pode ser criado livre, sem por todos os lados ser posto a ferros?

Comentário geral

A redação é boa e só não recebe a nota máxima por questões pontuais. Evidentemente, o autor tem uma série de posições que podem ser debatidas e não é necessário se concordar com ele. De qualquer modo, ele sabe expor seu ponto de vista, bem como analisar o problema de acordo com a sua visão de mundo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: A citação correta é "O homem nasce livre, e em toda a parte é posto a ferros". Rousseau, que morreu onze anos antes do início da Revolução Francesa, não pôde ser um de seus líderes. Quando muito, suas ideias serviram de base às ideias dos revolucionários.

2) Segundo parágrafo: aqui a afirmação se baseia num argumento discutível: a de que os pais só recorrem à palmada quando não têm argumentos. Eles podem ter argumentos, mas notar suas ponderações não serem respeitadas, por exemplo. Ou seja, a questão é mais complexa do que a exposta pelo autor aqui.

3) Terceiro parágrafo: o correto seria dizer "numa lei" (a lei em questão) e não "em suas leis".

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 9,5                                       FONTE: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u772.jhtm

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