EDUCAÇÃO!!!

17 julho 2011

POR QUE VIÇOSA RECEBEU A EXPRESSÃO DO CEARÁ?

POR QUE RECEBEU A EXPRESSÃO "DO CEARÁ?".

Em 1946, o Conselho Nacional de Geografia resolveu mudar o nome de Viçosa para Ibiapaba alegando que era preciso, pois já havia uma cidade com o nome de Viçosa em outro estado do Brasil, e com isso acontecia o extravio de correspondência.
A comunidade viçosense não aceitando tal sugestão fez um movimento, que teve à frente o senhor Francisco Caldas da Silveira contando com o prestígio de Clóvis Beviláqua, filho reconhecido de Viçosa. Sugeriram acrescentar ao nome a expressão "do Ceará". Pelo o decreto lei n º 1.144 de 30 de dezembro de 1943, a cidade recebeu definitivamente o nome de Viçosa do Ceará.

NOMES DE VIÇOSA

Em 1750 foram abolidas no Brasil as missões da Companhia de Jesus, por determinação do Marquês de Pombal, ministro do Rei de Portugal, D. José I. Isso levou a abolição das aldeias que tinham o comando dos jesuítas, sendo substituídas por vilas e povoados. Assim, à 7 de junho desse mesmo ano, a Aldeia da Ibiapaba foi elevada à categoria de vila com o nome VILA VIÇOSA REAL DA AMÉRICA. O ouvidor da Comarca de Pernambuco, Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco veio instalá-la, em comunicado que fez ao povo da Igreja da Matriz.
Aos 14 de agosto de 1882, através da Lei 1.914, a Vila foi elevada à com o nome de VIÇOSA, por proposta do Deputado Provincial Luis Januário Lamartine Nogueira e aprovada pelo Presidente da Província do Ceará. Bacharel Sancho de Barros Pimentel.

ORIGEM DO NOME DE VIÇOSA

A origem do nome de Viçosa é lusa. Em Portugal existia uma vila chamada Viçosa, cuja beleza de sua natureza, seu ar puro da serra, suas águas, eram semelhantes à nossa, o que contribuiu para a origem do nome.
Matéria: Ivângelo, Wgilson e Eliane.
FONTE: http://vicosahistoriaehistorias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário