EDUCAÇÃO!!!

20 setembro 2011

DO BLOG TELEDUCADOR

ANO LETIVO NO BRASIL EM ANALOGIA COM OUTROS PAÍSES

Enquanto no Brasil o ano letivo tem 200 dias, com carga horária de 800 horas, em alguns países da Europa, Ásia e até mesmo América Latina, a jornada chega a 1,2 mil horas anuais, como no México, ou 1,1 mil horas, como na Argentina. Esta semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o governo pretende ampliar o tempo de permanência do aluno da escola, mas ainda estuda se isso será feito pelo aumento do número de horas diárias ou dos dias letivos.
Mas é pridente considerar que o tempo de permanência na escola não é determinante na melhoria da aprendizagem. O sucesso escolar depende também de outros fatores, como a infraestrutura e insumos disponíveis, a formação do professor e as tarefas desenvolvidas. Temos exemplos como na Finlândia, que tem jornada diária de cinco horas e poucos dias letivos, tem resultados superiores nas avaliações educacionais aos da Espanha ,que tem uma carga diária maior.
Também devemos levar em conta que não se demonstra efetivamente que há uma relação estrita entre qualidade pedagógica e o tempo comprometido. O esforço tem que ser para que o tempo extra seja motivante e comprometa o aluno, pois há um fato importantíssimo que o “tempo oficial” não é integralmente o “tempo da aprendizagem”, já que parte dele é desperdiçado, seja por problemas de disciplina em sala de aula, faltas de alunos e professores, greves ou mesmo eventos climáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário