EDUCAÇÃO!!!

15 maio 2012

A Questão do lixo na sociedade de consumo

        É incrível com em pleno terceiro milênio ainda existam pessoas que não demonstram qualquer respeito pelo meio ambiente. Jogar embalagens de produtos nas ruas, em rios e córregos é mais que mera falta de consciência ambiental. É crime contra o planeta e seu, já ameaçado, equilíbrio natural.
         O intenso processo de industrialização e de urbanização que nosso mundo vivenciou nos últimos tempos , transformou completamente a nossa concepção de ideias e práticas. As filosofias capitalistas, somadas a uma grande força de consumo, advinda da população culminou em um intenso processo de geração de lixo. O resultado das produções fabris começavam a se acumular em lixões, nas ruas, rios e até mesmo no oceano.
        Esse acúmulo de resíduos com o decorrer dos anos danificaram consideravelmente a linha tênue que sustenta o equilíbrio da natureza. A grande persistência nesse modo de vida bruto é uma das principais causas dos sintomas do aquecimento global que já começam a ser sentidos por muitos. Enchentes, deslizamentos de terra e o aumento da proliferação de algumas doenças são algumas das consequências do mau descartamento do lixo. além das causas já mencionadas, vale lembrar que a falta de políticas públicas em prol de uma melhor maneira para a iluminação de mesmo é uma barreira que impede o avanço nessa área.
        Apesar de parecer praticamente inutilizável, existem inúmeras formas para reaproveitar o lixo. A prática de coleta seletiva aliada a um interesse na reciclagem já é um caminho. O que antes era considerado um problema, pode se transformar em móveis, ornamentos, adubo, entre outras coisas. Reinventar, reutilizar e reciclar: essas são as palavras que podem dar fim a um dos maiores transtornos da sociedade moderna.

Francisco Érick Tabosa Lima, 3º ano B - Tarde. EEM Maria Menezes Cristino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário