EDUCAÇÃO!!!

16 março 2011

De Leonardo Pildas - Masteus José de Sousa

Fortaleza, 14 de março de 2011

Senhor Francisco Menezes Moreira (Professor Chiquinho),

Diariamente prezado professor, leio os blogs coreauenses, inclusive o “EduCaraquem”, com o fito de aprender um pouco mais sobre Coreaú: seu território, sua gente e sua história.

Hoje, 14 de março de 2011, por volta 18h30min, li no seu magnífico blog, o texto abaixo:

Relutei dirigir-me ao talentoso mestre, mas não pude conter o ímpeto de opinar sobre um dos nomes históricos desse distrito que tanto enobrece a História de Coreaú. Araquém sempre foi e continua sendo celeiro de privilegiadas inteligências, que têm se destacado em vários campos do cenário profissional, tanto em nível regional quanto nacional. Refiro-me a um dos fundadores dessa importante povoação citado no escrito em realce: Mateus José de Sousa.

Meu caro conterrâneo, embora não sendo senhor da história de Coreaú, mediante pesquisa conheço algo sobre os cidadãos que são epônimos dos logradouros em cogitação. Confesso que não sei tudo sobre o seu berço natal o antigo Santo Antônio de Pádua do Olho d’Água do Curuayhu, atual distrito de Araquém. Mas posso afirmar com segurança que o aludido senhor é um dos quatro fundadores desse vetusto povoado. Por este prisma, entendo como lícita a homenagem em friso.

Destaco, com muita clareza, que no livro História de Coreaú 1702 a 2002, fiz uma série de referências à história desse distrito nas páginas: 46 a 51, 97, 160, 189 a 190, 224 a 226, 243 e 285, todas embasadas em documentos originais e em obras de fôlego lavradas por eminentes historiadores cearenses: História de Sobral (Dom José Tupinambá da Frota), História Eclesiástica do Ceará, 1ª Parte (Geraldo Nobre), Cronologia Sobralense, cinco volumes, (Padre Francisco Sadoc de Araújo), Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú (Padre Sadoc), A Presença dos Judeus em Sobral e Circunvizinhanças (Padre João Mendes Lira), A Marcha do Tempo – Os Fonteneles (A. Batista Fontenele), às quais tive a honra pesquisá-las. Além do Livro do Tombo da Paróquia de Coreaú e Datas de Sesmarias que são obras primárias. Nesse elenco bibliográfico, devo incluir, também, diversos documentos da Câmara Municipal, da Intendência e da Freguesia de Palma, que estão guardados no Arquivo Público do Estado do Ceará e que foram consultados por mim.

Permita-me uma despretensiosa pergunta, tendo em vista que o Município de Coreaú é territorialmente dividido em quatro distritos: Sede, Araquém, Aroeiras e Ubaúna, as localidades rurais de Mota e Feitoria não estão incluídas na zona de influência do distrito de Araquém?

Por ser relevante, assinalo que não sou detentor de conhecimentos acadêmico sobre o estudo da História como ciência. Sou apenas um curioso metido a pesquisador, portanto desculpe-me a intromissão nessa temática sobre as coisas do histórico Araquém.

Uma observação faz-se necessária, ao citar o livro História de Coreaú, não estou fazendo apologia a esta obra, mas indicando uma fonte que julgo acessível para consulta quanto a minha afirmação sobre o Capitão Mateus José de Sousa.

Espero ser compreendido pelo nobre mestre. Trata-se, apenas, de uma informação, que poderá ser aceita ou não.



Atenciosamente,

Leonardo Pildas

Nenhum comentário:

Postar um comentário