EDUCAÇÃO!!!

14 março 2011

ARAQUÉM DO PASSADO

 ARAQUÉM, LEMBRO DE TI! - De Meton Cardoso, sua careca e sua carranca, de Manoel Machado, seu temperado de garganta e seu conga inseparável nos pés, de Zé Pedro e sua pilhéria sempre pronta, de Antônio Martins, seu tucum armado e seu discurso arrastado, do José Martins, sempre comendo queijo, de Moreira Bezerra e seu "oh, crojinha" pras meninas que passavam, de Dona Nair, sempre cuidando das galinhas e ovelhas, com a dedicação de um monge, de Chichico Albuquerque e seu zelo pela igreja, do Zé Maria Amador, deitado por cima do balcão do Geraldo Flora, do Geraldo Flora e sua loja de fazenda, do "Seu" Coló e sua rosca gostosa, do Benedito Sousa, o único que tinha carro e carroça, do Eugênio e suas histórias de caçador, ambientadas na Serra da Penaduba, de Cordeiro Teles e sua Modebra falando no A Voz do Brasil, da sala de aula do Mobral da professora Águeda,...
 Araquém, lembro-me de você! 

Escrito por PROFESSOR JOÃO TELES às 17h10

DESTE BLOG.: Meu caro João, destes nomes que você cita, muitos ainda estão vivos, como o seu Zé Pedro, Zé Maria Amador (Mora em Brasília), Antonio Matins com seu tucum, Gerardo Flora, Benedito Sousa, Moreira Bezerra (mora em Coreaú). 
Uma vez você me perguntou quem era Samuel Félix da Cunha (Nome da Avenida de Araquém), não conheci e pouca gente conhece porque não era de Araquém, assim como Joaquina Nunes Cardoso, nome da maternidade e Mateus José de Sousa nome da pracinha.
Destes nomes que Você recorda, apenas Manoel Machado foi homenageado, nome da praça próxima a Igreja, homenagem feita pelo ex-prefeito Luiz Dico. Também foi sondado a mudança dos nomes de algumas ruas, como a rua travessa II (Rua da Poeira) para  rua Aprígio Teles Mascarenhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário